A Transnet, empresa estatal de transportes e logística da África do Sul, revelou um importante desbloqueio de capacidade ferroviária que permitirá à indústria de cromo do país exportar 800.000 toneladas adicionais de metal por ano.
Isto será conseguido na sequência de um acordo com a Empresa Portos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), que permitirá a circulação ininterrupta de comboios desde Belfast, na província sul-africana de Mpumalanga, até ao porto de Maputo.
O novo modelo verá remessas de 50 vagões cromados e ferrocrómicos transportados por duas locomotivas diesel de Belfast para Maputo, utilizando uma única tripulação. Isto é comparável ao modelo actual, no qual cinco tripulações são empregadas para responder por múltiplas mudanças de locomotivas.
“O novo modelo não requer a troca de locomotivas e irá assim reduzir o tempo de trânsito em 12 horas e melhorar a eficiência e os requisitos da tripulação”, disse Transnet.
O resultado é que os comboios serão aumentados para 21 por semana a partir das actuais 15 por semana, o que equivale a um aumento de volume de mais de 800.000 toneladas de cromo anualmente.
“Esperamos que isto reduza significativamente o número de camiões cromados e ferro-crómicos na estrada em rota da África do Sul para o porto de Maputo de Moçambique”, disse Transnet. Estima-se que o aumento do volume por via ferroviária irá remover na região de 200 camiões por semana.
“O transporte ferroviário é fundamental para apoiar o desenvolvimento económico e esta iniciativa permitirá a ambos os caminhos-de-ferro apoiar a recuperação da região ligando a África ao mundo”, disse Sizakele Mzimela, CEO da Transnet Freight Rail (TFR), uma unidade de negócios da Transnet.
O acordo com a CFM é um exemplo do muito necessário desanuviamento da rede da TFR, que tem registado enormes custos de oportunidade, especialmente na indústria de exportação de carvão, onde os preços do transporte marítimo têm sido maciçamente apreciados.
A Exxaro Resources disse no início desta semana que o total das exportações de carvão este ano poderia ser 18% menos do que o orientado. Cerca de 1,4 milhões de toneladas (Mt) de exportações de carvão térmico estavam em risco em termos do seu objectivo de vendas anteriormente orientado de 7,6Mt para o ano financeiro de 2022, afirmou.
A Exxaro disse que a TFR tinha transportado 24Mt para o Terminal de Carvão de Richards Bay durante os cinco meses terminados em Maio, o equivalente a uma taxa anualizada de 54Mt. No ano passado, o transporte ferroviário de carvão para exportação totalizou cerca de 60Mt – bem abaixo da capacidade de 80Mt/ano da linha de carvão.
A Exxaro disse que se verificaram falhas de desempenho nas suas minas. “O desempenho da Grootegeluk diminuiu de uma média de cinco comboios por semana em 2021 para quatro comboios por semana até 200”, disse Exxaro sobre a sua principal mina situada na província de Limpopo, na África do Sul.
“O desempenho ferroviário de exportação de Mpumalanga diminuiu de 15 comboios por semana em 2021 para oito comboios por semana até 2022”. Exxaro disse que continua a “envolver-se” com a Transnet a fim de mitigar os problemas do canal de exportação.