Sábado, Abril 20, 2024
spot_img

Projeto ´´Agora Emprega´´ anuncia os vencedores da primeira fase

“Para esta fase nacional da ‘Agora Emprega’ que estamos hoje a lançar, o nosso objectivo é capacitar 3.500 empresas e, dentro destas, financiaremos 500 com um valor global de 750 milhões de meticais já disponíveis”,

Anunciou o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo. O governador declarou que “o empreendedorismo, enquanto transformação de ideias em produtos e serviços reais através da redução de custos, flexibilidade de processos, aumento da eficiência e melhoria das condições de vida das pessoas, deve ser utilizado pelos jovens como uma arma no processo de desenvolvimento do País”.

Na mesma ocasião, o Secretário de Estado entregou também cheques aos 50 vencedores da fase piloto do programa agora lançado, que começou em Março e durou até este mês de Novembro. Esta fase piloto foi aberta aos jovens da cidade e província de Maputo, na qual participaram 3130 jovens, dos quais 350 foram seleccionados e receberam formação, com o objectivo de transmitir ferramentas, conhecimentos e competências para a gestão financeira, recursos humanos e processos de produção.

75 milhões de meticais foram desembolsados, e cada vencedor recebeu um financiamento de 1,5 milhões de meticais para implementar o seu projecto empresarial. Dirigindo-se aos participantes e vencedores da fase piloto do “Agora Emprega”, Oswaldo Petersburg disse: “sabemos que mais de 3000 jovens se candidataram, e que destes 350 foram seleccionados para formação empresarial”.

Portanto, apenas o facto de passar à formação é já um ganho que não deve ser subestimado, mas sim capitalizado. E continuou: “esta cerimónia pública é uma demonstração prática da imparcialidade deste programa, um motivo para saudar todos os participantes neste processo e, de forma distinta, felicitar a contribuição do Banco Mundial, um parceiro estratégico deste programa.

Os jovens vencedores ficaram satisfeitos com o prémio e prometeram implementar os seus negócios, que consideram importantes para a sociedade”. Para mim, este momento é um jogo de emoções, porque iniciei este projecto ‘na desportiva’, encorajado por um colega de trabalho, pelo que a submissão foi exactamente assim.

Uma vez que sou licenciado em agricultura, o meu projecto baseia-se nesta área, não só a pensar em fins comerciais, mas também em ajudar as comunidades rurais”, disse Ricardo Romão, um dos vencedores do concurso.

Por seu turno, disse Carla Duvelo, outra das vencedoras: “Eu, na primeira fase, concorri quando as candidaturas foram lançadas e fui seleccionada para a fase seguinte, na qual participei numa sessão de formação para a elaboração de planos de negócios.

Pensei em abrir uma fábrica de chocolate à base de nozes de macadâmia. Penso que o que fez sobressair o meu projecto foi o facto de ter sido subdividido, uma vez que o plano original é abrir uma fábrica de chocolate, sim, mas devido aos custos, que são elevados, dividi-o em três fases, sendo a primeira responsável pela geração de lucros para implementar as outras.

“Agora Emprega” é uma das componentes do programa “Emprega”, cujo objectivo é promover o emprego em Moçambique, dirigido aos jovens que têm uma ideia de negócio ou um projecto numa empresa em fase de arranque, micro, pequena ou média já existente, e que necessitam de apoio e orientação para o tornar realidade.

Emprega” é um programa do Governo moçambicano implementado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) através do Instituto Nacional da Juventude, e é apoiado pelo Banco Mundial.

spot_img

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...

UNIDO Capacita PMEs em matérias de conformidade para aumentar acesso ao comércio exterior

Decorreu esta quinta-feira (07), na Cidade de Maputo, uma...

Moçambique regista aumento de 10,5% nos agentes de serviços financeiros móveis

O sector de serviços financeiros pelo telemóvel registou um...

Moçambique deverá ter crescimento de 4,5% em 2024, segundo Oxford Economics

A consultora Oxford Economics prevê que o crescimento económico...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

Maura Pindula: ʺO sucesso das empresas certificadas, é o testemunho do desempenho consistente da Energy Worksʺ

Na busca pela expansão dos negócios no mercado internacional, várias empresas nacionais enfrentam um obstáculo: A certificação. Em uma conversa com Maura Pindula, Gestora...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Moçambique perde cerca de 2 milhões de meticais com contrabando de bebidas 

A Autoridade Tributária (AT) anunciou a apreensão de cerca...

ExxonMobil analisa datas para anúncio do projecto de gás em Moçambique

A ExxonMobil pretende anunciar a Decisão Final de Investimento...

Agência do Zambeze investe 7,9 milhões de dólares em inovação agrária

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ)...

Presidente Nyusi propõe conversão da dívida em investimentos climáticos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, sugeriu...