Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

Trata-se de um instrumento que contém toda a informação relevante sobre os preços dos produtos e serviços que o País poderá colocar no mercado intra-continental, isentos de taxas aduaneiras e a preços competitivos para ombrear com outras ofertas oriundas de outros pontos do continente.

A intenção foi anunciada esta terça-feira, 23 de Maio, em Maputo, pelo ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, durante as celebrações da semana de África, que terão o seu auge na quinta-feira (25).

O ministro garante que Moçambique possui um elevado potencial para tirar proveito da AfCFTA e aponta, como exemplo, produtos agrícolas, bem como recursos pesqueiros, particularmente o camarão.

“Temos enormes potencialidades agrícolas. Podemos fornecer castanha de caju, algodão, camarão e outros produtos que neste momento têm como destino a Europa e a Ásia”, disse Silvino Moreno em conferência de imprensa.

O governante afirmou que o País dispõe de uma vasta costa, ideal para a oferta de serviços logísticos, pois alguns países vizinhos do interior, que ratificam o acordo, não têm acesso ao mar e podem utilizar os corredores nacionais para materializar os seus investimentos.

De acordo ainda com Silvino Moreno, depois da deposição da oferta tarifária a nível do órgão continental, segue-se o processo de divulgação dos acordos pelo sector privado nacional, uma vez que as empresas moçambicanas são os principais actores no mercado, sendo elas que deverão retirar o maior proveito deste instrumento.

Entrevistas Relacionadas

Saiba como funcionam os acordos de dupla tributação

Acordos de Dupla TributaçãoOs Acordos de Dupla Tributação...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere...

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...