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6 passos para arrasar nas redes sociais com a sua empresa

Análise de Mercado

Metade da população do planeta, cerca de 3.5 biliões, usa redes sociais, segundo o relatório Global Digital Statshot de 2019. Esse dado é suficiente para declarar que o público-alvo da sua empresa é usuário de alguma plataforma.

Contudo, por serem locais onde se busca entretenimento e serem dominados por pessoas entre 16 e 34 anos, as redes sociais podem não parecer um lugar promissor para empresas do segmento B2B – business to business – ou seja, empresas cujo público-alvo são outras empresas.

Mas, hoje, vamos aprender 6 passos para preparar a sua empresa para usar as redes sociais e aproveitar as vantagens que estas oferecem para o crescimento do seu negócio.

#1 Definir objectivos

Antes de mais nada, há que compreender o facto de empresas desse tipo terem abordagens diferentes no uso das redes sociais.

Então, com certeza os objectivos não serão agregar grande número de seguidores ou obter muito engajamento nos conteúdos.

Para uma empresa B2B, as redes sociais devem ser vistas como forma de exposição, humanização da empresa e obter informações sobre o que está a acontecer na sociedade.

Um exemplo no qual pode inspirar-se é a Macrohealth.

#2 Formar Colaboradores

A humanização pode ser explorada através dos colaboradores. Usuários de redes sociais são mais susceptíveis a prestar atenção à conteúdos de indivíduos do que de marcas.

Assim sendo, a responsabilidade de consolidar a marca não pertence apenas à equipa de marketing. Todos colaboradores devem ser parte activa no processo.

Contar as histórias, as conquistas e o crescimento dos seus funcionários, trará mais humanização à marca.

Isso pode ser feito através de indução e/ou formações periódicas, bem como uso de plataformas como o Bambu – onde se pode colocar a circular informações sobre as políticas da empresa, ideias de posts e a possibilidade de publicação nas redes sociais directamente da plataforma.

Seja qual for a escolha para comunicação directa com os colaboradores, é importante ter um material pronto para distribuição periódica e para novos trabalhadores.

#3 Construir uma narrativa

Antes de se perguntar o que deve ser publicado, a pergunta “quem somos” deve estar bem respondida. O que a empresa representa? Que valores defende? Qual é a cultura de trabalho?

Só depois de responder estas questões, detalhadamente é que podemos passar para o próximo passo.

#4 Definir persona(s)

Persona é um termo em latim, de onde deriva a palavra “personagem”. É usado por profissionais de marketing, para definir as características do cliente.

Apesar das redes sociais serem plataformas tecnológicas, ainda nos comunicamos com pessoas. Muito mais que falar com um certo grupo precisamos individualizar a mensagem. Fazer com que cada um receba com pessoal.

É aconselhável que as empresas tenham entre duas a quatro personas.

Mas, atenção – persona difere de público-alvo na sua individualidade e riqueza de detalhes como preferências, fontes de informação, profissão e etc.

Com a persona definida, você consegue desenhar uma estratégia de comunicação para alcançar os profissionais da área que necessita da sua empresa.

#5 Planear conteúdo relevante

Conteúdo que agregue valor ao sector em que actua é uma das melhores formas de ter uma boa exposição nas redes sociais.

Como fizemos referência, para o segmento B2B, as redes sociais funcionam como montra, para reforçar a resposta ao “porquê contratar-vos”? E, a melhor forma disso acontecer é mostrar como a empresa entende do mercado em que opera.

Um exemplo moçambicano a ser seguido é o do Grupo Lin.

#6 Abrir as contas

Sim, as contas. A ideia é ir aonde os seus potenciais clientes estão, fazer-se presente e conquistá-los.

Com estes seis pontos bem alinhados e a serem bem implementados, verá como as redes sociais são um terreno fértil para todo tipo de seguimentos, e o sucesso depende do uso.

O que precisa é ter sempre em mente que está a falar com pessoas e apesar de ser um empreendimento B2B, há muita criatividade que pode ser explorada sem atravessar a linha ténue que separa o formal do desinteressante nas redes sociais.

A Profile tem uma equipa qualificada e pronta para ajudar-lhe a criar e gerir as contas da sua empresa nas redes sociais.

Para mais informações, contacte através do e-mail apoio@profile.co.mz.

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