A Autoridade Tributária (AT) lançou esta segunda-feira 15 postos móveis de cobrança, para reduzir a distância percorrida pelos contribuintes e aumentar a eficácia na arrecadação de receitas.
De acordo com o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, este acto terá como impacto o alívio para aqueles contribuintes que estavam sujeitos a percorrer longas distâncias para encontrar um local onde pudessem- se cadastrar e pagar impostos.
O governante falava ontem em Sofala, no centro de Moçambique, durante uma cerimónia de celebração do Dia Nacional do Contribuinte.
A AT espera atingir cerca de 240 mil contribuintes através da iniciativa, avançou o primeiro-ministro, referindo que é através dos impostos que o Governo obtém recursos financeiros para construção de infraestruturas públicas.
Os postos móveis vão funcionar através de “viaturas alegóricas” adaptadas para a atividade e que, além de cobrar impostos, vão também permitir a obtenção do número de identificação único e o registo de atividades.
Segundo Amélia Muiendane, presidente da AT, espera-se que até 2024 cada distrito tenha uma “viatura alegórica móvel” de posto de cobrança de impostos.