Com o objectivo de efectuar levantamento, sistematizar e estabelecer mecanismos para a resolução dos problemas que afectam os operadores rodoviários zambianos que usam o corredor, nos dias 20 e 22 do mês em curso, os ministros moçambicanos e zambianos visitaram o Porto da Beira.
No decurso da visita, equipas técnicas dos dois países trabalharam com os gestores e demais prestadores de serviços portuários, desembaraço de mercadorias e transportadores rodoviários do Corredor da Beira.
“A delegação zambiana assistiu, no Porto da Beira, às operações portuárias, bem como o trabalho que está a ser feito para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes daquele porto, incluindo a Zâmbia”, refere um comunicado da instituição.
No âmbito desta visita, foi também reafirmado o comprometimento mútuo de Moçambique e Zâmbia em continuar a trabalhar para a melhoria da qualidade do serviço de logística prestados por Moçambique no Corredor da Beira, particularmente no transporte de combustíveis líquidos para a Zâmbia.
A Zâmbia é responsável por cerca de 18% dos combustíveis em trânsito e cerca de 19% da carga diversa manuseada no Porto da Beira