Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Tendência ascendente no financiamento do carvão em África e na Ásia

Os financiadores continuam a financiar capacidade adicional de produção de carvão na Ásia do Sul e na África Subsaariana.

Isto é de acordo com o resumo de conhecimentos recentemente divulgado pela Iniciativa de Política Climática (CPI) e a série de investigação Energising Finance da SEforALL, Coal Power Finance in High-Impact Countries.

A investigação destacou que 42 mil milhões de dólares foram atribuídos a centrais eléctricas a carvão ligadas à rede entre 2013-2019, nos 18 países estudados.

O resumo analisa 18 países com as maiores lacunas no acesso à electricidade (ou seja, países de alto impacto) para identificar aqueles que recebem financiamento para a energia alimentada a carvão, as fontes deste investimento, os seus principais motores e os riscos associados.

A tendência é algo preocupante na luta contra as alterações climáticas. Olivia Coldrey, responsável pelo financiamento da energia e da cozinha limpa na SEforALL, afirmou: “A ideia de uma eliminação progressiva do carvão não se aplica a todo o lado.

“Continuamos a assistir a investimentos significativos na produção de energia a carvão em países com elevadas taxas de pobreza energética. Estes países precisam de energia acessível, fiável e limpa para apoiar o seu desenvolvimento socioeconómico e para mitigar as alterações climáticas. O financiamento de novos projectos de carvão é inconsistente com estes objectivos e atrasa a transição energética”.

Entre os países estudados, Bangladesh, Índia e Paquistão receberam a maioria dos compromissos financeiros para novas centrais a carvão. Enquanto na África Subsaariana, Madagáscar, Moçambique, Malawi, Níger e Tanzânia todos acolhem o desenvolvimento activo de centrais a carvão.

As finanças internacionais representaram a maioria dos 42 mil milhões de dólares, sendo as instituições financeiras chinesas responsáveis por 40% do total.

Com a Coreia do Sul e o Japão a anunciar recentemente que vão deixar de financiar novas centrais de carvão no estrangeiro, a China continua a ser a última grande fonte de financiamento público internacional do carvão a não se ter comprometido a pôr fim ao financiamento de centrais de carvão no estrangeiro. Isto contrasta com a política energética interna da China, que dá prioridade a uma transição para as energias renováveis, a picos de emissões antes de 2030 e a uma economia líquida nula até 2060.

Evidentemente, a China não é o único culpado. As instituições financeiras comerciais em todo o mundo continuam a apoiar indirectamente o desenvolvimento de centrais eléctricas a carvão, apesar de terem implementado políticas que excluem o financiamento directo de novos activos de geração a carvão. De 2016 a 2020, os 38 bancos que excluem o financiamento directo de centrais eléctricas a carvão forneceram, no entanto, mais de 52 mil milhões de dólares em financiamento a empresas envolvidas em projectos a carvão.

Para além de dificultar os esforços globais para reduzir as emissões de carbono e alcançar um nível zero líquido até 2050, o financiamento de centrais a carvão acarreta riscos socioeconómicos substanciais para os países que acolhem projectos, conduzindo cada vez mais a activos irrecuperáveis. O resumo demonstra como as limitações infra-estruturais e uma procura inferior à esperada no Bangladesh e no Paquistão resultaram na subutilização e, em alguns casos, na desactivação de centrais eléctricas a carvão recentemente encomendadas.

Os 20 países menos electrificados do mundo, por percentagem da população sem electricidade, encontram-se todos na África Subsaariana. Se as nações da África subsariana continuarem a desenvolver novas capacidades de produção de electricidade a carvão, é provável que enfrentem desafios e custos semelhantes aos observados no Bangladesh e no Paquistão. Os longos prazos de desenvolvimento associados às centrais a carvão e às suas infra-estruturas de apoio irão atrasar ainda mais o colmatar das lacunas no acesso à electricidade.

O resumo defende que a produção distribuída de energia renovável proporciona o caminho mais rápido e mais eficiente para o aumento do acesso à electricidade a curto prazo. Recomenda uma mudança de paradigma de carvão centralizado para a produção distribuída de energia renovável para expandir rapidamente o acesso à electricidade em países de alto impacto, não apenas para uso doméstico residencial, mas em níveis de acesso que apoiem o crescimento económico.

Antes do Diálogo de Alto Nível sobre Energia da ONU e da COP26 deste ano, o resumo recomenda uma reavaliação do actual sistema de contabilidade do carbono baseado na geografia, que atribui as emissões aos países com base na sua origem física. Em vez disso, a implementação de um regime de contabilidade de carbono baseado em finanças forçaria os decisores políticos a considerar o impacto do capital nacional nas emissões transfronteiriças e pressionaria os investidores privados a alinharem as suas carteiras com as ambições líquidas nulas que apoiam.

Entrevistas Relacionadas

Ex-Mineiros moçambicanos recebem compensação por doenças ocupacionais

Os ex-mineiros moçambicanos que trabalharam nas minas da África...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...