google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

O Reino Unido decide retirar todos os países da lista vermelha

O Reino Unido decidiu retirar todos os restantes países que se encontram na lista vermelha. O Reino Unido tomou esta decisão após uma revisão da última avaliação de risco da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA). Alguns países estavam na lista vermelha desde que a nova variante do coronavírus começou a deixar a sua marca em países de toda a Europa.

Os países que serão retirados da lista vermelha são Eswatini, Angola, Malawi, Botswana, Namíbia, Moçambique, Lesoto, Nigéria, África do Sul, Zimbabué, e Zâmbia. Isto significa que os passageiros provenientes destes países não terão de ser submetidos a quarentena hoteleira aquando da sua chegada ao Reino Unido.

Além disso, os passageiros que tenham reservado um quarto de hotel em Quarentena Gerida após as 4 da manhã de 15 de Dezembro, receberão reembolso total. Segundo uma declaração do governo britânico, “À medida que os casos Omicron aumentam no Reino Unido e em países de todo o mundo, a lista vermelha de viagens é menos eficaz para retardar a incursão da variante a partir do estrangeiro e estas medidas temporárias já não são proporcionais. A lista vermelha tem servido o seu propósito em atrasar a propagação da Omicron no Reino Unido para ganhar tempo para o governo aprender mais sobre esta variante e preparar-se para o seu potencial impacto”.

O Reino Unido também decidiu continuar com o teste pré-partida, dois dias antes da sua chegada. Isto significa que o teste PCR é um teste obrigatório para todos os passageiros vacinados. Também necessitam de se auto-isolarem até e a menos que recebam um resultado negativo do seu teste COVID. A mesma regra do teste pré-partida também se aplica aos passageiros não vacinados, e um teste PCR no segundo e oitavo dias, enquanto se auto-isolam durante um total de dez dias.

O Reino Unido é de opinião que é importante continuar com os testes, a fim de proteger os cidadãos, e refrear quaisquer casos adicionais do novo vírus Omicron. De acordo com Sajid Javid, Secretário da Saúde e Assistência Social, “a Omicron espalhou-se tão amplamente pelo mundo, que a lista vermelha de viagens é agora menos eficaz em retardar a incursão da Omicron a partir do estrangeiro. Embora vamos manter as nossas medidas temporárias de teste para viagens internacionais, vamos retirar todos os onze países da Lista Vermelha de viagens a partir das 4 da manhã de 15 de Dezembro”.

O Reino Unido está a concentrar-se no reforço de vacinas para todos os adultos do país. Especialistas sugerem que esta é uma das melhores formas de manter a nova variante da COVID 19 à distância.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...