Desde o passado dia 22 de Maio decorre em Davos, na Suíça, o encontro anual do Fórum Económico Mundial, o primeiro com a presença física dos participantes em mais de dois anos, devido à Pandemia global.

O Fórum junta mais de 2500 líderes políticos, de negócios, da sociedade civil, de círculos académicos, das artes e media para discutir temas centrais da actualidade no que respeita a questões políticas, económicas e sociais.

Veja aqui a lista das figuras públicas presentes.

O que será debatido em Davos?

Este ano o encontro é extraordinariamente importante, já que é marcado por várias questões fracturantes, essenciais para responder a alguns dos desafios actuais da humanidade.

Por um lado as ondas de choque originadas por uma pandemia global, ainda ensombram muitos países e as suas economias, com a disrupção das cadeias logísticas e efeitos na subida dos preços. Por outro a recente situação de crise militar entre o Ucrânia e a Rússia, com a crise geopolítica e económica a alastrar-se a nível mundial, apenas veio agravar a situação débil de retoma económica de muitos países e a colocar um obstáculo ainda mais intransponível a uma possível normalidade.

Ensombrando tudo isto temos ainda as questões climáticas, com consequências económicas e humanas visíveis a cada dia e que já poucos líderes conseguem ignorar, mas sobre o qual os consensos e as decisões concretas demoram a surgir.

Acompanhe todo o programa aqui.

Um rumo para o futuro?

Este será provavelmente conhecido como uma das edições mais importante dos últimos 50 anos de existência deste Fórum.

Mas será que em 2022 este Fórum Económico Mundial irá fazer finalmente jus ao seu nome? É necessário que várias decisões, realmente importantes, sejam tomadas durante este encontro, ou pelo menos consensos sejam acordados, para as atingir. Caso contrário deixaremos passar mais um precioso ano, que nos levará cada vez mais longe de um futuro sustentável, com mais equidade em termos económicos, com melhor e universal acesso à saúde. Teremos sim um futuro cada vez mais incerto onde individualmente estaremos menos preparados para os imprevisíveis eventos que ameaçam a nossa existência.

Acompanhe o Fórum nas Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui