De acordo com o relatório, os aumentos acentuados nos preços dos combustíveis e dos encargos com a produção geraram uma menor procura por parte dos clientes.

O relatório revela que a actividade e a subida no emprego continuaram a acelerar, o que ajudou as empresas a eliminarem a acumulação de produtos, enquanto a previsão para o próximo ano se manteve fortemente positiva.

O indicador PMI desceu de 52,4 em Maio para 52,0 em Junho, indicando uma melhoria modesta, mas ligeiramente moderada, na saúde da economia do sector privado moçambicano.

“O índice permaneceu acima do valor neutro de 50,0 durante cinco meses consecutivos. A queda no principal valor teve origem, principalmente, num aumento mais fraco das novas encomendas em Junho, com o crescimento a abrandar pela primeira vez em três meses”, lê-se no relatório.

O inquérito PMI do Standard Bank considera ainda que a procura continuou a aumentar de um modo geral, com a ajuda da recuperação das condições económicas, mas houve sinais de que as pressões sobre os preços começaram a diminuir as encomendas dos clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui