Segunda-feira, Maio 6, 2024
spot_img

EDM prevê aumentar fornecimento de energia aos países da África Austral

A empresa diz que o objectivo é aumentar as receitas no sector, sem prejudicar o consumo local.

Moçambique é um dos actores mais activos no mercado de produção de energia eléctrica da África Austral. No entanto, grande parte da população ainda não tem acesso à energia da rede nacional.

Para obter receitas e inverter a situação, a empresa Electricidade de Moçambique pondera aumentar as exportações de energia aos países-membros da Southern African Power Pool (SAPP) da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A transição eléctrica impõe sobre o sector a busca de investimentos e parceiros estratégicos para materialização dos projectos de expansão de energia eléctrica, de maneira a levar a energia para todos.

“Se estivermos a falar de um projecto que começa a partir da nossa rede eléctrica e vai à fronteira, isso permite que cheguemos às zonas mais recônditas e complementar a nossa possibilidade de até 2030 poder chegar a mais pessoas”, esclareceu Pedro Nguelume.

Nesta senda, a EDM salientou que já está em curso a construção da linha de interligação eléctrica entre Moçambique e Malawi.

Entrevistas Relacionadas

Programa BRILHO beneficia mais de 2 milhões com energia limpa em Moçambique

O programa BRILHO, uma iniciativa que visa promover a...

Omar Farouk Ibrahim anuncia a criação do banco de energia de África na MMEC 2024

Durante a 10.ª edição da Conferência e Exposição de...

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos...