Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

HCB pondera aumentar a produção de energia

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa possui, actualmente, cinco geradores e produz pouco mais de dois mil quilowatts de energia eléctrica, que deverão aumentar nos próximos anos.

Falando à STV, o administrador do Pelouro de Hidrologia da HCB, revelou, sem avançar muitos detalhes, que a firma à qual está filiado tem um estudo em curso que deverá dar detalhes sobre a viabilidade do aumento da produção de energia no país.

“Nós estamos mais ou menos a 50% ou 60% desse estudo. É claro que o país está a investir todo o seu esforço numa barragem adjuvante para produzir mais energia, que vai satisfazer a nível interno, bem como os países da região”, referiu o administrador do Pelouro de Hidrologia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, Nilton Trindade.

Segundo Trindade, o estudo trará, junto dos profissionais da área, as principais garantias de que o país precisa para ingressar num projecto desta natureza.

O término do estudo de viabilidade para o aumento da produção energética no país está previsto para o primeiro trimestre de 2023.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...