Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Moçambique na lista de suspensão de cartões de crédito na União Europeia

Maleiane assegura que não há razões para pânico, para pessoas que desejam viajar para o estrangeiro, pela circulação de notícias na imprensa internacional sobre o alegado risco de suspensão de cartões de crédito moçambicanos na União Europeia.

Em causa está um alegado incumprimento pelas autoridades moçambicanas das medidas de segurança recomendadas pelo Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), um organismo internacional que controla a aplicação das leis e medidas contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

“Enviam sempre supervisores, se assim lhes pudermos chamar, que trabalham connosco e depois produzem um relatório. Este relatório, neste momento, está ao nível do Grupo de Acção Financeira, que ainda não disse nada sobre Moçambique”, salientou Maleiane.

Na sua opinião, os relatórios que circulam pela imprensa internacional “não são correctos”. No seu ponto de vista, as instituições deveriam ser deixadas a funcionar livremente: “Este é um processo de avaliação mútua que é normal”. Então, no dia 21 (sexta-feira), será tomada uma decisão se o que fizemos é suficiente ou não”, disse ele.

Entrevistas Relacionadas

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...