Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Pernod Ricard Moçambique e APIBA realizam seminário sobre selagem em Inhambane

O evento dirigido aos profissionais da área aduaneira e aos importadores e comerciantes de bebidas alcoólicas, surgiu da necessidade de evitar obstáculos não previstos na lei, que podem ser originados pelas interpretações menos assertivas das diversas legislações ao caso aplicável.

Na ocasião, o Corporate Affair da Pernod Ricard, Veromingos Thaimo, realçou o comprometimento da empresa de continuar a apoiar as iniciativas de interação e colaboração com todas autoridades relevantes para o sector, o que revela o engajamento não apenas em relação aos aspectos tributários, mas também em relação à outros aspectos relevantes ao sector, referentes ao consumo consciente e responsável, a preservação do meio ambiente, não ao contrabando e fuga ao fisco em geral.

A Pernod Ricard Moçambique continuará a dar o seu apoio incondicional para a realização de seminário similares em outras províncias do país, beneficiando os funcionários tributários e aos agentes económicos locais, ligados ao sector de bebidas alcoólicas, disse Veromingos Thaimo.

Por sua vez a Secretaria Executiva da APIBA, Galharda Caetano apontou que a realização do seminário se enquadra no objectivo da APIBA de colaborar com todas autoridades relevantes no combate ao contrabando e outras infracções, remoção de barreiras não tarifárias, promoção da ética institucional e da concorrência leal, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios e arrecadação de receitas fiscais e aduaneiras.

O seminário enalteceu os instrumentos jurídicos relativos à matéria da selagem de bebidas alcoólicas sujeito a utilização de selos e ao pagamento do Imposto de Consumos Específicos(ICE), assim como as matérias documentais concernentes às mercadorias em circulação e a rotulagem de mercadorias.

Os formandos receberam um manual de teoria e prática, que para além de abordar os instrumentos jurídicos em questão, apresenta exemplos que melhor elucidam a aplicabilidade dos instrumentos jurídicos.

 

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...