Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Macrofinanceiras debatem proposta de regulamento da lei das instituições de crédito

A sessão será coordenada por membros da direcção da associação, com a colaboração de um jurista, e tem em vista complementar a actividade de auscultação que a autoridade reguladora tem estado a realizar sobre o impacto do novo regulamento no sector das microfinanças.

São membros da AMOMIF cerca de 50 instituições microfinanceiras (IMFs). Em cumprimento do seu mandato, esta associação tem estado a mobilizar meios para apoiar o relançamento da indústria microfinanceira e o papel das microfinanças nos programas nacionais de inclusão financeira.
O programa governamental de finanças rurais, designado REFP, financiado pelo FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura), está a prestar algum apoio à AMOMIF com vista a reforçar a capacidade institucional da agremiação e a capacidade operacional das IMFs.

O correcto enquadramento legal das IMFs e seu relacionamento com a autoridade reguladora está na agenda das prioridades da direcção da AMOMIF. Ela tem interagido com o Banco de Moçambique em actividades visando a melhoria da inclusão financeira, através das IMFs e assumiu a responsabilidade de alargar a auscultação, compreensão e observações para algumas melhorias a esta proposta de regulamento.

Através da sessão agendada para o dia 14 de Dezembro de 2022, a AMOMIF irá recolher os contributos dos participantes e submetê-los ao BdM. A sessão decorrerá em regime misto com presença física na sede da AMOMIF e, virtualmente, através da plataforma MS Teams.

A proposta de regulamento pode ser consultada nas páginas do BdM e da AMOMIF. Apoio do programa REFP, a AMOMIF está presentemente a subsidiar as IMFs interessadas em adquirir e instalar um software bancário que reforce a capacidade operacional de gestão de carteiras de crédito e de depósitos e melhore o sistema de relato financeiro destas instituições.

No plano de trabalhos da associação estão também previstas acções de formação dos gestores dos microbancos.

Entrevistas Relacionadas

Conheça as razões por detrás das variações nos preços das commodities

Os preços médios de energia e commodities apresentaram um...

BNI: Lucros crescem 29.05% para MT 269.22 milhões

O BNI encerrou o ano de 2023 com um...

Oxford Economics: Crescimento da Economia de Moçambique abranda para 4,6% este ano

A previsão da Oxford Economics aponta para o regresso...

Veja os riscos associados ao financiamento dos projectos de gás da ENH

Em 2022, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), a...