Monday, June 8, 2026
spot_img

Macrofinanceiras debatem proposta de regulamento da lei das instituições de crédito

A sessão será coordenada por membros da direcção da associação, com a colaboração de um jurista, e tem em vista complementar a actividade de auscultação que a autoridade reguladora tem estado a realizar sobre o impacto do novo regulamento no sector das microfinanças.

São membros da AMOMIF cerca de 50 instituições microfinanceiras (IMFs). Em cumprimento do seu mandato, esta associação tem estado a mobilizar meios para apoiar o relançamento da indústria microfinanceira e o papel das microfinanças nos programas nacionais de inclusão financeira.
O programa governamental de finanças rurais, designado REFP, financiado pelo FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura), está a prestar algum apoio à AMOMIF com vista a reforçar a capacidade institucional da agremiação e a capacidade operacional das IMFs.

O correcto enquadramento legal das IMFs e seu relacionamento com a autoridade reguladora está na agenda das prioridades da direcção da AMOMIF. Ela tem interagido com o Banco de Moçambique em actividades visando a melhoria da inclusão financeira, através das IMFs e assumiu a responsabilidade de alargar a auscultação, compreensão e observações para algumas melhorias a esta proposta de regulamento.

Através da sessão agendada para o dia 14 de Dezembro de 2022, a AMOMIF irá recolher os contributos dos participantes e submetê-los ao BdM. A sessão decorrerá em regime misto com presença física na sede da AMOMIF e, virtualmente, através da plataforma MS Teams.

A proposta de regulamento pode ser consultada nas páginas do BdM e da AMOMIF. Apoio do programa REFP, a AMOMIF está presentemente a subsidiar as IMFs interessadas em adquirir e instalar um software bancário que reforce a capacidade operacional de gestão de carteiras de crédito e de depósitos e melhore o sistema de relato financeiro destas instituições.

No plano de trabalhos da associação estão também previstas acções de formação dos gestores dos microbancos.

Noticias Relacionadas

Mastercard e Letshego reforçam a inclusão financeira com lançamento de cartão de débito em Moçambique

A Mastercard, em colaboração com a instituição de serviços...

Gestão patrimonial: o despertar de um novo protagonismo em Moçambique

O papel do planeamento financeiro na construção do futuro...

Millennium bim reforça posicionamento estratégico nos sectores de energia e mineração no MMEC 2026

O Millennium bim participou na 12.ª edição da Conferência...