Segunda-feira, Maio 6, 2024
spot_img

Mobilizados 343 Milhões de Dólares Para Massificação da Rede Eléctrica no País

Segundo o jornal Notícias, o valor será usado para garantir a continuidade da segunda fase do plano de massificação para o período compreendido entre 2023 e 2025.

Neste momento decorre o processo de procurement para a contratação de fornecedores de diversos materiais, incluindo empreiteiros para a instalação e consultores para a fiscalização dos trabalhos.

No âmbito da universalização do acesso à corrente eléctrica, existem no País dois projectos principais: o de electrificação de 135 sedes dos postos administrativos, identificados sem energia em 2019, cuja meta de conclusão é 2024, e outro, designado de ProEnergia, cujo objectivo é massificar novas ligações ao longo de todo o território nacional. Ambos preconizam também a expansão do acesso a energia para áreas periurbanas e rurais em todo o País, para a ampliação da rede eléctrica nacional.

No ano passado, mais de 320 mil famílias tiveram acesso à corrente eléctrica no quadro dos esforços que a EDM envidou para simplificar os processos de contratação e reduzir o tempo de espera de novas ligações, no âmbito da iniciativa do Governo de acesso universal a energia eléctrica até 2030.

Para este ano, o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado prevê que o Governo disponibilize dois mil milhões de meticais para electrificação de 22 sedes de postos administrativos, o que será assegurado pela Rede Eléctrica Nacional (REN), e sistemas autónomos de produção e distribuição, com destaque para as energias renováveis.

Ainda no ano passado, a empresa conseguiu electrificar 12 postos administrativos, sendo nove através da Rede Eléctrica Nacional e os restantes três por via de sistemas isolados. A província de Nampula lidera a lista com 61 435 clientes que tiveram energia eléctrica em 2022. Possui 70 postos administrativos, dos quais 52 já estão electrificados.

Entrevistas Relacionadas

Programa BRILHO beneficia mais de 2 milhões com energia limpa em Moçambique

O programa BRILHO, uma iniciativa que visa promover a...

Omar Farouk Ibrahim anuncia a criação do banco de energia de África na MMEC 2024

Durante a 10.ª edição da Conferência e Exposição de...

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos...