google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Reino unido reforça relações comerciais e de investimento com Moçambique

Segundo o comunicado de imprensa do Alto Comissariado Britânico em Moçambique, publicado na sexta-feira, 24 de Fevereiro, a visita incluiu reuniões com o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, o vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, e com o secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Teodoro Vales, nas quais foram protegidas formas de fortalecer as parcerias Moçambique-Reino Unido nestas áreas através do investimento britânico e da criação de um ambiente empresarial com menos barreiras ao acesso e crescimento.

Por ocasião da visita, o comissário britânico do Comércio para a África, John Humphrey, destacou-se como o símbolo de Moçambique no ecossistema empresarial africano.

“As empresas britânicas estão entre os principais empregadores e contribuintes de Moçambique, apoiando mais de 400 mil moçambicanos só no setor agro-industrial. É nossa esperança que os laços comerciais e bilaterais entre as nossas duas nações sejam reforçados nos próximos anos”.

A visita permitiu o contacto directo com empresas britânicas em Moçambique tais como a Vodacom, Compass Group, Maragra Sugar, Gemfields, Gemrocks e Globeleq. Essas conversas permitem uma compreensão dos desafios atuais do mercado moçambicano e da concepção de estratégias para atrair investimentos mais atraentes e mutuamente influentes.

A alta comissária britânica para Moçambique, Helen Lewis, deixou como suas observações durante uma reunião de negócios em Maputo, tendo defendido que “o Reino Unido e Moçambique têm uma relação histórica e mutuamente complementar nas áreas do comércio e dos negócios. Como parte da Commonwealth, são reduzidas várias barreiras e há uma margem maior para parcerias mutuamente mútuas. Estamos fortemente empenhados em continuar a reforçar esta relação com as empresas e o Governo de Moçambique”.

O Governo britânico está concentrado em restaurar o comércio e o investimento e as parcerias comerciais com Moçambique aos níveis pré-covid e em aumentar o investimento responsável e sustentável nas áreas da energia, agricultura e mineração.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...