Quarta-feira, Maio 22, 2024
spot_img

Millennium Chalenge Corporation desbloqueia 500 milhões de dólares para Moçambique

A recomendação da aprovação será submetida ao Conselho de Administração do MCC até 28 de Junho próximo e só depois será indicada a data do arranque e implementação do projecto, segundo Alice Albright, citada pelo Notícias.

Ela deu esta garantia num encontro que manteve em Washington, EUA, com o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, no âmbito dos encontros de Primavera com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, que decorrem até domingo.

O Director residente do MCC em Moçambique, Kenneth Miller, explicou que cerca de 300 milhões de dólares se destinam para o investimento nos sectores de transporte e infraestruturas, com maio impacto no rio Licungo, em Mocuba, Zambézia. Ele disse também que o Governo tenciona aumentar o orçamento da Administração Nacional de Estradas.

De acordo com Max Tonela, o Compacto II vai abranger três áreas nomeadamente a promoção de investimento na agricultura comercial, conectividade e transporte rural e mudanças climáticas e desenvolvimento costeiro.

Tonela disse ainda que Zambézia é a província prioritária para receber estes investimentos e que os empresários locais “à partida, estão em desvantagem dada a situação de pobreza extrema na região”.

Assim, prevê-se a preparação de pacotes de formação para o seu empoderamento.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...