Sexta-feira, Maio 3, 2024
spot_img

Banco Mundial destina 150 milhões de dólares para auxiliar a recuperação de Moçambique após os ciclones

“Este valor visa apoiar a rápida restauração das infraestruturas de transporte, bem como a prestação de serviços de educação, saúde, energia, abastecimento de água e saneamento”, além da retoma de actividade agrícola, detalhou em comunicado.

O financiamento responde “a um pedido de apoio do Ministério da Economia e Finanças para fazer face à emergência que afectou mais de 1,1 milhões de pessoas” e é concedido “sob a Componente de Contingência de Resposta a Emergências” do Banco Mundial.

Dos 150 milhões de dólares, 100 milhões são atribuídos em forma de subvenções e 50 milhões de dólares como crédito bonificado. As maiores fatias são 51 milhões de dólares para transportes, 19 milhões de dólares para agricultura e 26 milhões de dólares para abastecimento de água e saneamento.

Estes fundos são extraídos de projectos existentes do Banco Mundial em Moçambique e complementam a subvenção adicional de 300 milhões de dólares aprovada em Abril. O Banco Mundial tem apoiado Moçambique na resposta aos choques climáticos desde 2019, incluindo no arranque do primeiro seguro de risco soberano para proteção contra ciclones e chuva.

 

Entrevistas Relacionadas

Resultados financeiros do Banco BiG mostram lucro de 4 milhões de euros em 2023

O Banco de Investimento Global (BiG) registou um lucro...

Standard Bank é reconhecido como a marca bancária mais valiosa de África

O grupo Standard Bank foi recentemente nomeado como a...

BCI registou crescimento de 3,8% no volume de negócios

O Banco Comercial e de Investimento (BCI) divulgou os...

Access Bank Mozambique lança iniciativa de sustentabilidade com reaproveitamento de cápsulas de café

O Access Bank Mozambique iniciou um projecto  de sustentabilidade...