Quarta-feira, Maio 15, 2024
spot_img

África ganha um programa para acelerar “startups” de tecnologia financeira

A transformação digital da África mudou para melhor em termos de inovações e crescimento econômico. Nigéria, Quênia, Egito e África do Sul são exemplos excelentes de como a mudança para uma plataforma mais digital pode abrir vastas portas financeiras.

A adopção da tecnologia Blockchain, IA e Internet das Coisas aumentou rapidamente os investimentos estrangeiros no país. As startups de tecnologia, como Agritech, New Payment Service Systems e HealthTech, aumentaram dramaticamente no continente.

Hoje, entre as onze startups registradas no continente, sete se enquadram na categoria fintech. Isso mostra que o continente ainda está longe de garantir a inclusão financeira completa. Organizações como Luna, Flutterwave, Yellow Card e muitas outras inspiraram outras pessoas a adotar o desenvolvimento da blockchain para estabelecer sistemas alternativos de serviços de pagamento para o país.

O Programa Acelerador de Fintech da África, patrocinado pela Visa, permitirá que até 40 startups de fintech africanas a cada ano acelerem e cresçam. Esta iniciativa recente está alinhada com a visão do continente de promover várias economias por meio da inovação digital.

A Visa é uma empresa multinacional americana de serviços financeiros, fundada em 1958. Está estabelecida em Foster City, Califórnia, Estados Unidos. A empresa conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios, o que lhes permite usar a moeda digital, em vez de dinheiro e cheques.

A empresa facilita o processamento de transações em nome de instituições financeiras e comerciantes através da VisaNet, uma das redes mundiais de tratamento mais avançados capazes de lidar com mais de 10 mil transações por segundo.

Entrevistas Relacionadas

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...