Saturday, May 2, 2026
spot_img

África ganha um programa para acelerar “startups” de tecnologia financeira

A transformação digital da África mudou para melhor em termos de inovações e crescimento econômico. Nigéria, Quênia, Egito e África do Sul são exemplos excelentes de como a mudança para uma plataforma mais digital pode abrir vastas portas financeiras.

A adopção da tecnologia Blockchain, IA e Internet das Coisas aumentou rapidamente os investimentos estrangeiros no país. As startups de tecnologia, como Agritech, New Payment Service Systems e HealthTech, aumentaram dramaticamente no continente.

Hoje, entre as onze startups registradas no continente, sete se enquadram na categoria fintech. Isso mostra que o continente ainda está longe de garantir a inclusão financeira completa. Organizações como Luna, Flutterwave, Yellow Card e muitas outras inspiraram outras pessoas a adotar o desenvolvimento da blockchain para estabelecer sistemas alternativos de serviços de pagamento para o país.

O Programa Acelerador de Fintech da África, patrocinado pela Visa, permitirá que até 40 startups de fintech africanas a cada ano acelerem e cresçam. Esta iniciativa recente está alinhada com a visão do continente de promover várias economias por meio da inovação digital.

A Visa é uma empresa multinacional americana de serviços financeiros, fundada em 1958. Está estabelecida em Foster City, Califórnia, Estados Unidos. A empresa conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios, o que lhes permite usar a moeda digital, em vez de dinheiro e cheques.

A empresa facilita o processamento de transações em nome de instituições financeiras e comerciantes através da VisaNet, uma das redes mundiais de tratamento mais avançados capazes de lidar com mais de 10 mil transações por segundo.

Noticias Relacionadas

Miguel Alvim nomeado Director-Geral da KPMG Moçambique

A KPMG Moçambique anunciou a nomeação de Miguel Alvim...

Champions League regressa com jogos dos oitavos-de-final

A UEFA Champions League regressa esta semana com o...

Apresentados em Maputo resultados do apoio ao sector cultural nos PALOP e Timor-Leste

PROCULTURA fecha ciclo de sete anos com os olhos...

Mozambique Media Compass: Conheça o mapa real das audiências antes de planear a sua próxima campanha

O Mozambique Media Compass, lançado esta quinta-feira no Hotel...