Nesse sentido, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA ), anunciou esta Quarta-feira,a aprovação, pelo Banco de Moçambique, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE) uma iniciativa da agremiação empresarial e parceiros.
Com esta a provação, a CTA já pode iniciar a operacionalização do Fundo em referência, cujo objectivo é de promover a inclusão das Pequenas e Médias Empresas (PME´s) na economia local.
A CTA considera que o FADE vai ao encontro das necessidades de financiamento e outros constrangimentos que comprometem a oferta efectiva de bens e serviços na cadeia de abastecimento de grandes operadores e megaprojectos.
Concretamente, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique acredita que o FADE vai melhorar o acesso ao financiamento do comércio de curto prazo e ao financiamento de bens de capital de médio prazo pelas PME´s, especialmente para aquelas que se enquadram em cadeias de valor de grandes projectos.
Ademais, o Fundo tem o potencial de promover o desenvolvimento do empreendedorismo entre os locais, proporcionando-lhes serviços de apoio ao crescimento empresarial.
A informação foi partilhada no primeiro dia da 18ª Conferência Anual do Sector Privado (CASP), que se realiza nos dias 21, 22 e 23 de Junho corrente, sob o lema “Transformação, Inovação, Sustentabilidade e Inclusão para a Competitividade Industrial”.