Saturday, February 14, 2026
spot_img

Moçambique conta com 500 milhões de dólares do MCC para economia sustentável

A Aplicação do fundo terá como enfoque a província da Zambézia, cobrindo três áreas, nomeadamente Conectividade e Transporte Rural; Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Costeiro; e Promoção de Investimento na Agricultura Comercial.

A Presidente da MCC, Alice Albright, disse, no contexto da confirmação do montante para o Compacto II, que “teremos, em Moçambique, o mais avançado e inovador Compacto que a MCC alguma vez financiou em todo o mundo, em termos de adopção de uma abordagem inteligente ao clima”.

Albright, prossegue “O cerne deste programa será a combinação de uma infraestrutura de transporte resiliente, oportunidades no contexto da economia verde e azul e reformas institucionais, legais e de políticas públicas que possam garantir um crescimento económico mais efectivo e de longo prazo”.

Embora tenha como foco geográfico a província da Zambézia, o Compacto II terá uma dimensão nacional, uma vez que as reformas institucionais, legais e de políticas públicas em perspectiva beneficiarão a todo o país.

A ideia consiste em replicar os projectos noutros pontos do país, quer com fundos públicos, quer com financiamento externo ou no âmbito de iniciativas do sector privado.

Moçambique beneficiou, de 2008 a 2013, do Compacto I, que contou com um financiamento, igualmente da MCC, na ordem de 506 milhões de dólares norte-americanos, cobrindo as áreas de água e saneamento, segurança sobre a terra, transporte e agricultura, tendo sido implementado nas províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado e Zambézia.

A assinatura do Acordo de Financiamento do Compacto II entre os governos de Moçambique e dos EUA. Sob a chancela da MCC, está prevista para Setembro deste ano, em Washington D.C.

A Millennium Challenge Corporation é uma agência de assistência estrangeira independente e inovadora dos EUA que está a ajudar a agenda da luta contra a pobreza global.

Compactos é um dos tipos de financiamentos da agéncia que consiste em conceder grandes subsídios de cinco anos para países  que atendem aos critérios de elegibilidade da MCC

Noticias Relacionadas

Fundo Soberano regista primeiro lucro de USD 210 Mil

O Fundo Soberano de Moçambique registou um lucro superior...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...