Thursday, July 23, 2026
spot_img

Absa junta empresas do sector da mineração e construção

O principal objectivo da iniciativa visava apresentar soluções para o mercado nacional, abordar as perspectivas e evolução destes sectores em Moçambique, bem como eforçar a relação de parceria entre estas duas instituições.

No decurso do evento, Patrícia Darsam, directora da Banca Corporativa e de Investimentos do Absa Bank Moçambique, destacou a importância deste tipo de parcerias para impulsionar o negócio local.

“O nosso objectivo é criar soluções inovadoras, identificar e maximizar oportunidades, e estabelecer parcerias estratégicas para acelerar o crescimento destes sectores vitais e das suas cadeias de valor”, disse a responsável.

Presente no encontro, Ernesto Gove, chefe da Equipa do Banco, apresentou o panorama económico do país, dando nota das potenciais oportunidades. Na ocasião, contou que os sectores da mineração e construção são fundamentais para o crescimento do país, por isso estimular este sector é mais do que oportuno.

“É necessário capitalizarmos a nossa vasta gama de commodities e explorarmos a riqueza dos nossos recursos para garantir estabilidade e resiliência”, frisou Gove.

A fonte lembrou, ainda, que o país possui um dos maiores depósitos de grafite do mundo, um componente importante para a produção de baterias de veículos eléctricos, o que demonstra a importância do País na transição verde global e no avanço do transporte sustentável.

Noticias Relacionadas

Empresas açucareiras moçambicanas liberalizam venda de açúcar após decisão regulatória

As empresas açucareiras moçambicanas associadas à Tongaat Hulett passaram...

Estado cria empresa pública para assumir controlo da importação de combustíveis

O Conselho de Ministros aprovou a criação da Empresa...

O Standard Bank Luju Food & Lifestyle Festival fortalece a parceria criativa entre Moçambique e Eswatini

O talento criativo moçambicano voltará a ocupar o lugar...

Moçambicanos esperam maior rigor na gestão dos recursos naturais, indica o último inquérito do Afrobarometer

A maioria dos Moçambicanos está insatisfeita com a forma...