Terça-feira, Maio 21, 2024
spot_img

Decorreu uma reunião ao mais alto nível para tirar o país da lista cinzenta

A reunião segue-se à avaliação e validação do relatório de progresso do GAFI em Paris, França, no dia 23 de Junho, onde foram avaliados os desenvolvimentos de Moçambique até então.

O director-geral Adjunto do Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFiM), Luís Cezerilo, apresentou os desenvolvimentos e os subsequentes passos a serem dados pelos sectores relevantes de acordo com o calendário do GAFI, até a próxima reunião.

Cezerilo falou também de um sistema de gestão documental desenvolvido internamente que aumenta a eficiência e permite um acompanhamento eficaz dos resultados alcançados.

O Embaixador da União Europeia, Antonino Maggiore, elogiou o trabalho que tem sido feito, destacando a dedicação, o alto nível de comprometimento e a coordenação do governo, mas também reconhecendo que ainda há muitos desafios pela frente.

O encontro do alto nível contou com a participação de todos os sectores governamentais envolvidos no processo de retirada de Moçambique da lista cinzenta, incluindo a Procuradoria-Geral da República, o Tribunal Supremo, a Unidade Kimberly, o SERNIC (Serviço Nacional de Investigação Criminal), as Alfândegas, o Banco de Moçambique, e o Instituto de Supervisão de Seguros.

Estes apontaram para a formação e a capacitação dos recursos humanos como os principais desafios que enfrentam. Em resposta, os parceiros, pela voz do chefe da diplomacia europeia, comprometeram-se a trabalhar no sentido de colmatar algumas destas deficiências.

A Further Africa avança que a próxima reunião do GAFI para avaliar o progresso de Moçambique está marcada para 23 de Outubro de 2023, em Paris.

Moçambique está na lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional, desde Outubro do ano passado, por ainda não ter eliminado as deficiências na luta contra o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo. O risco é de Moçambique sofrer limitações no acesso ao sistema financeiro internacional.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...