Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

LAM prepara-se para voltar a voar no espaço europeu

A reunião entre as duas partes tinha como objectivo de partilhar os preparativos em curso, para a retoma dos voos na rota Maputo-Lisboa-Maputo, a partir de Agosto deste ano.

No encontro, a LAM comunicou que está em curso processo de obtenção de autorizações em Portugal para iniciar os voos, tendo deslocado para o efeito uma delegação a Lisboa, que está já a realizar um conjunto de contactos.

O embaixador louvou a aposta da companhia aérea em retomar os voos para a capital portuguesa, tendo mostrado disponibilidade para dar suporte à empresa durante o processo.

“É com grande satisfação que tomámos conhecimento de que a LAM vai retomar os voos para Portugal onde temos uma significativa comunidade moçambicana, para além de fortes laços culturais e históricos. Estamos abertos e disponíveis em contribuir para que a realização dos voos seja uma realidade”, afirmou.

Em Maio passado, a LAM revelou a intenção de reabrir a rota enquanto estratégia de optimizar os recursos humanos existentes, uma vez que a empresa conta neste momento com 753 trabalhadores ao serviço de apenas sete aviões.

A companhia aérea nacional está, desde 18 de Abril, a ser gerida pela empresa sul-africana Fly Modern Ark, entidade contratada pelo Governo no âmbito da reestruturação da transportadora.

Há 12 anos que a LAM não voa no espaço europeu, depois de ter sido banida pela Comissão Europeia, sob alegações das transportadoras aéreas certificadas em Moçambique não apresentarem um quadro favorável de segurança.

Ocorre que essa medida viria abranger apenas às Linhas Áreas de Moçambique, que até a altura da suspensão, era a única transportadora registada localmente a realizar os voos nesta rota.

Entrevistas Relacionadas

Auto Sueco Moçambique e Transportes Lalgy lançam programa “Mulheres de Ferro”

A Volvo Trucks África, através da Auto Sueco Moçambique...

IACM investe 75,8 milhões de meticais para modernizar o sector de aviação

O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) está...

Ministério das Obras Públicas promove investimentos para a reabilitação da N1 em Sofala

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...