Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img

Central solar de Mocuba vai ser comparticipada pela Globeleq

Após a conclusão destas transacções, a Globeleq deterá uma participação de 75 por cento em Mocuba e tornar-se-á a proprietária e gestora da central. A Electricidade de Moçambique (EDM), a empresa nacional de eletricidade, continuará a deter os restantes 25 por cento.

A central eléctrica de Mocuba abrange uma área de 126 hectares num ambiente rural a cerca de 13 quilómetros da cidade de Mocuba, na província da Zambézia, no centro de Moçambique.

A EDM conta com a energia gerada por aquela infraestrutura através de um contrato de compra do recurso de 25 anos, sendo a eletricidade produzida fornecida à rede nacional. A Sociedade Financeira Internacional e o Fundo de Infra-estruturas da África Emergente são os financiadores do projecto.

De acordo com a empresa, esta aquisição irá expandir significativamente as operações da Globeleq em Moçambique, onde a firma está a comparticipar de um projecto solar de 19 MW e de armazenamento de energia de 7 MWh em Cuamba, no Niassa. Está, inclusive, a ajudar a construir um projecto de gás para energia de 450 MW em Temane, na província de Inhambane.

A Globeleq está também a liderar o desenvolvimento de um projecto eólico de 120 MW no distrito da Namaacha, na província de Maputo.  A transação de Mocuba está sujeita à aprovação regulamentar e dos credores e deverá ser concluída no primeiro semestre de 2024.

Após a conclusão desta transação e a entrada em funcionamento da central solar de Cuamba, o portfólio solar da Globeleq em África será de cerca de 400 MW na África do Sul, Egipto, Quénia e Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Hollard impacta mais de mil jovens moçambicanos através de iniciativas de capacitação

A Hollard Moçambique impactou positivamente a vida de mais...

Governo aprovou  a aquisição Maioritária da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa pela EDM

O Governo de Moçambique aprovou, nesta Quinta-feira (12), uma...

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...