Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Jearrard Energy Resources vai instalar central de energia solar-hidrogénio no país

Segundo o site, assim que a instalação estiver operacional, espera-se que produza quatro mil toneladas de hidrogénio, ajudando a satisfazer a crescente procura de energia verde.

“Estão também em preparação projectos semelhantes para o mercado sul-africano, com planos para arrancar no terceiro trimestre de 2024”, afirmou o director operacional da empresa, Johann Kamp.

Kamp explicou que os projectos envolverão a criação de centrais solares equipadas com electrolisadores (dispositivo que permite produzir hidrogénio por meio de um processo químico chamado electrólise’capaz de quebrar as moléculas da água em hidrogénio e oxigénio através da electricidade), para produzir hidrogénio.

Tal não só promoverá o fabrico de hidrogénio na África do Sul, como também contribuirá para o crescimento económico do país através dos impostos gerados pela sua produção.

O portal esclarece que a construção de uma instalação de produção de hidrogénio a partir da energia solar de 12 gigawatts em Moçambique marca um passo significativo no avanço da utilização de energia verde.

Ao aproveitar o poder da energia solar, pode ser produzida uma quantidade substancial de hidrogénio, proporcionando uma alternativa ecológica às fontes de energia tradicionais.

“Este projecto está em sintonia com a crescente atenção global na transição para soluções energéticas sustentáveis. À medida que a procura de energia verde continua a aumentar, iniciativas como esta desempenharão um papel crucial na satisfação das necessidades energéticas mundiais, atenuando simultaneamente o impacto no ambiente”, esclarece o site.

Com planos de expansão em Moçambique e na África do Sul, a Jearrard Energy Resources e as suas subsidiárias estão a demonstrar o seu empenho em impulsionar a adopção de tecnologias de energias renováveis.

Investindo nas instalações de produção de energia solar para hidrogénio, estes projectos contribuirão para um futuro mais verde e mais sustentável para a região.

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...