Thursday, December 4, 2025
spot_img

Cooperativas de agro-negócios alvos de isenção fiscal

Segundo o coordenador nacional do Programa Nacional de Desenvolvimento Cooperativo (PNDC), Edson Lifaniça, citado pela AIM, este é um pacote especial que a AT está a criar em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio.

“Estamos a propor um regime fiscal especial só para sociedades cooperativas que prevê uma isenção fiscal durante cinco anos para as cooperativas à medida que forem criadas”, explicou Lifaniça recentemente, em Maputo, durante uma mesa-redonda sobre o Cooperativismo Moderno Acesso e Posse de Terra para Mulheres e Mulheres Jovens.

A fonte acrescentou que a isenção trará benefícios às cooperativas, porque vai permitir que estas dêem passos firmes e ousados no mercado.

O agronegócio no país constitui, actualmente, um dos sectores-chave do desenvolvimento nacional e está ancorado ao Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA 2030). O programa identifica seis corredores essenciais para atrair investimentos, nomedamente, Maputo, Limpopo, Pemba-Lichinga, Nacala, Zambeze e Beira.

A mesma estratégia define as actividades agrícolas, pecuária, florestas e pescas, como potencialidades susceptíveis de movimentar o mercado do agronegócio.

 

 

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...

Vodacom lança campanha “chegou o VerOn” com prémios fantásticos para aquecer o verão

A Vodacom Moçambique lançou a campanha de Verão “Chegou...