Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Reabilitação da EN1 inicia em Maio de 2024 garante Filipe Nyusi

A informação foi tornada pública após a inauguração dos primeiros 70 quilómetros da nova estrada, em construção, que vai ligar a província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, e a Tanzânia, país vizinho.

“Seguindo as regras de procedimento do financiador, neste caso o Banco Mundial, as obras de reabilitação desta importante estrada, na sua primeira fase, terão início em maio do próximo ano”, disse o chefe de Estado.

As obras vão começar nos troços entre Inchope-Gorongosa-Caia, Chimuara-Nicoadala e Metoro-Pemba, numa extensão total de cerca de 580 quilómetros, acrescentou.

Ainda no âmbito da reabilitação das infra-estruturas, prosseguiu Nyusi, foram já assegurados recursos para a construção de uma nova ponte sobre o rio Licungo, no distrito de Mocuba, centro de Moçambique, com cerca de mil metros, e uma estrada de acesso com cerca de 20 quilómetros.

O Chefe de Estado salientou que, enquanto as obras de construção da EN1 não começam, estão a ser realizadas intervenções de emergência para garantir a transitabilidade da estrada. As obras consistem em tapar buracos e voltar a vedar, nos troços mais críticos.

Referindo-se à situação das vias de acesso degradadas por falta de manutenção, devido à guerra na província de Cabo Delgado, o chefe de Estado disse que o governo está em negociações com parceiros internacionais para financiar obras de reabilitação dos troços que se tornaram intransitáveis.

Em Março passado, o executivo moçambicano tinha anunciado o arranque da primeira fase das obras de reabilitação da N1 este ano, com um financiamento de 375 milhões de euros do Banco Mundial.

A extensão total da EN1 que precisa de ser reabilitada é de 1.053 quilómetros dos cerca de 2.600 quilómetros da estrada e, para o efeito, o Banco Mundial anunciou a disponibilidade de 850 milhões de dólares, sendo que quase metade do envelope vai para a primeira fase.

 

Noticias Relacionadas

CFM vai construir Terminal Logístico de 70 hectares em Dondo para servir o porto da Beira

O Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) liderará o...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Parceria com a Embraer torna-se central na reestruturação da LAM

O co-Presidente de Administração das Linhas Aéreas de Moçambique...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...