Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Sector privado do Quénia busca explorar turismo e energias no país

Em virtude da visita do Presidente do Quénia, William Ruto que, hoje, inicia, os empresários quenianos estiveram reunidos com o sector privado nacional, representado pela Confederação das Associações Económicas (CTA).

O encontro Business-to-Business (B2B) serviu como uma espécie de apresentação de áreas de interesse e de cooperação entre o empresarido das duas partes. Mais especificamente, Jas Bedi referiu que o Quénia já deu passos significativos de geração de energia, sobretudo as limpas ou verdes, no âmbito da sustentabilidade ambiental.

No entanto, com Moçambique, o sector privado queniano procura oportunidades de energia na área do gás natural, uma vez que o país vizinho carece deste recurso, que, no caso interno, está sujeito a grandes projectos de exploração.

“Penso que há muitas oportunidades entre os dois países, a localização dos territórios, também constiui uma potencialidade para o fortalecimneto dos negócios entre Moçambique e Quénia e outros países em volta”, afirmou o represntante dos empresários quenianos.

Prosseguindo, Bedi falou do Porto de Mombança, o maior do leste africano, inclusive dos portos que Moçambique possui, referindo que os dois países podem capitalizar o comércio através destas infraestruturas portuárias.

Do lado de Moçambique, o empresariado moçambicano refere que o sector privado nacional vai usar desta oportunidade para consolidar o intercâmbio com as empresas quenianas nas principais áreas já identificadas.

“Estamos num jogo de igualdade. Temos nossos recursos, por sua vez, eles também os têm, então sentaremos à mesa e alinhar os ganhos recíprocos”, afirmou Vasco Manhiça, vice-Presidente do Conselho Directivo da CTA.

No ano passado, as exportações de Moçambique para o Quénia rondaram em torno de 44 milhões de dólares americanos, o que os empresários consideram ainda pouco e por isso a necessidade de reforçar o comércio entre os dois países.

Amanhã, vai decorrer o fórum de negócios Moçambique-Quénia, sob o lema “Desbloquear o comércio e Potencialidades de Investimento entre Moçambique e Quénia”.

O evento focar-se-á em sectores da indústria manufactureira, agricultura, pescas, infraestruturas, energia e serviços financeiros, entre outras áreas de interesse.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...