Tuesday, February 17, 2026
spot_img

País procura acelerar processamento dos recursos minerais

O objectivo da transformação é adicionar valor aos produtos, gerar benefícios aos cidadãos, através da criação de empregos e, simultaneamente, promover a industrialização.

A informação foi avançada, ontem, em Lichinga, na província do Niassa, pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, na abertura do VIII Conselho Coordenador do sector.

Na sua intervenção, o governante disse, também, que o MIREME tenciona acelerar o acesso à electricidade e exploração dos recursos naturais, de forma a responder  às exigências do desenvolvimento.

O processamento local dos minérios tem sido mote de discussões acessas em conferências e encontros que têm juntado o Governo, investidores e sociedade civil. O entendimento comúm entre as partes é que o país sairia a ganhar se as pedras e os metais preciosos explorados no país fossem transformados internamente.

Para além da possibilidade de aumentar as receitas e, consequentemente, contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a indústria transformadora geraria mais postos de trabalhos e tirar os jovens do desemprego que assola a grande maioria.

Um outro aspecto prende-se com a aquisição de materiais usados na indútria extractiva, que, geralmente, os adquire fora do país, facto que torna o custo de compra mais alto, dada as imposições cambiais, Imposto de Valor Acrescentado (IVA), entre outras taxas aplicadas no mercado de importação.

 

Noticias Relacionadas

Monte Muambe projectado para produzir 15.000 toneladas anuais de terras raras com apoio dos EUA

Os Estados Unidos da América confirmaram oficialmente o seu...

Banco Central: Notas sem série devem ser devolvidas

O Banco de Moçambique reconheceu, esta quarta-feira, a circulação...

Moçambique institui novo regulador para supervisão de seguros e fundos de pensões

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, promulgou esta...

Oportunidades para estar atento em Angola e Moçambique

Angola e Moçambique continuam a afirmar-se como os principais...