Domingo, Maio 12, 2024
spot_img

Millennium Bim foi o banco mais reclamado no 1º semestre de 2023

As reclamações dos clientes estão relacionadas com problemas em contas bancárias, crédito, cheque, moeda electrónica, operações cambiais, caixas electrónicas (ATM’s) e em POS’s.

Os mesmos problemas foram reportados em relação ao BCI. Em terceiro lugar está o Standard Bank com 26 casos reportados, o mesmo número que o Banco Letsego, mas a diferença é que este último apresentou incidências apenas relacionadas com o crédito.

Depois seguem o Absa Bank, Access Bank, o Moza Banco FNB com 18, 16, 10 e 7 reclamações, respectivamente. O Ecobank e o Nedbank foram os bancos comerciais que tiveram o número mais baixo de reclamações (3).

Na lista dos microbancos, o Bayport lidera com 53 casos reportados ao Banco Central e que agora vêm ao conhecimento do público. O MyBucks segue com 13, ocupando a segunda posição.

Em relação a instituições de moeda electrónica, o E-mola foi reclamado por 15 clientes e o Mpesa por 10. Os constrangimentos têm a ver com transferências e moeda electrónica mal parada.

A estatística apresenta reclamações recebidas pelo Banco de Moçambique contra as instituições de crédito e sociedades financeiras por cada 100 mil clientes à luz dos artigos 16 e 17 do Aviso número 9/GBM/2020 de 31 de Dezembro que aprova o Regulamento de Tratamento de Reclamações.

Entrevistas Relacionadas

Access Bank fortalece compromisso com liderança feminina em evento de destaque

O Access Bank Mozambique promoveu um debate para impulsionar...

Resultados financeiros do Banco BiG mostram lucro de 4 milhões de euros em 2023

O Banco de Investimento Global (BiG) registou um lucro...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...