Tuesday, December 2, 2025
spot_img

Millennium Bim foi o banco mais reclamado no 1º semestre de 2023

As reclamações dos clientes estão relacionadas com problemas em contas bancárias, crédito, cheque, moeda electrónica, operações cambiais, caixas electrónicas (ATM’s) e em POS’s.

Os mesmos problemas foram reportados em relação ao BCI. Em terceiro lugar está o Standard Bank com 26 casos reportados, o mesmo número que o Banco Letsego, mas a diferença é que este último apresentou incidências apenas relacionadas com o crédito.

Depois seguem o Absa Bank, Access Bank, o Moza Banco FNB com 18, 16, 10 e 7 reclamações, respectivamente. O Ecobank e o Nedbank foram os bancos comerciais que tiveram o número mais baixo de reclamações (3).

Na lista dos microbancos, o Bayport lidera com 53 casos reportados ao Banco Central e que agora vêm ao conhecimento do público. O MyBucks segue com 13, ocupando a segunda posição.

Em relação a instituições de moeda electrónica, o E-mola foi reclamado por 15 clientes e o Mpesa por 10. Os constrangimentos têm a ver com transferências e moeda electrónica mal parada.

A estatística apresenta reclamações recebidas pelo Banco de Moçambique contra as instituições de crédito e sociedades financeiras por cada 100 mil clientes à luz dos artigos 16 e 17 do Aviso número 9/GBM/2020 de 31 de Dezembro que aprova o Regulamento de Tratamento de Reclamações.

Noticias Relacionadas

Standard Bank aponta potencial para captar 10% do investimento do Gás em serviços locais

A Incubadora de Negócios do Standard Bank realizou, recentemente,...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

Quinhentos milhões USD para o arranque do BDM

FUTURO Banco de Desenvolvimento de Moçambique (BDM) contará com...