Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

EN7 poderá ser concessionada para garantir manutenção

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, que visitou no último sábado, 19 de Agosto, a rodovia, afirmou ser preocupante o actual estado do piso da via, com buracos em quase toda a sua extensão.

Segundo Mesquita, a N7 é de vital importância, pois dinamiza a economia da província de Manica e é importante para os países do hinterland, que a usam para ter acesso ao porto da Beira. Daí a urgência da reabilitação visando proporcionar melhor comodidade aos automobilistas.

O governante assegurou que enquanto se discute a mobilização de fundos visando a intervenção de vulto em toda a extensão da rodovia os empreiteiros vão intervindo nos locais mais críticos.

“Temos vindo a discutir com os parceiros para ver se conseguimos fundos para fazer uma intervenção em toda a extensão da N7 e outras estradas do País, como a N1, sendo que algumas serão posteriormente concessionadas à gestão privada”, disse o ministro.

Para tal, acrescentou que, neste momento, o Governo, através da Administração Nacional de Estradas (ANE), está a aplicar mais de mil milhões de meticais para a reabilitação de emergência e manutenção periódica de 151 quilómetros, entre Catandica, em Manica, e Changara, em Tete.

 

Entrevistas Relacionadas

Hollard impacta mais de mil jovens moçambicanos através de iniciativas de capacitação

A Hollard Moçambique impactou positivamente a vida de mais...

REVIMO ‘rendeu’ 1,2 Mil milhões de meticais em impostos nos últimos cinco anos

A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) já pagou 1,2...

A CFM envia o seu primeiro comboio de combustível para o Malawi

A empresa pública Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM)...

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...