Quarta-feira, Dezembro 18, 2024
spot_img

Manica exporta 800 toneladas de macadâmia para Ásia e Europa

A macadâmia é produzida numa área de 1.500 hectares. Na mesma área também e produzida fruta, como abacate e litchi. O representante da empresa Macs In Moz, Marcos Agnese, revelou que a macadâmia é exportada seca e em casca para europeu, China e Vietname.

Agnese falava, há dias, durante a visita que o secretário de Estado na província de Manica, Dick Kassotche, efectuou àquela empresa. A visita Kassotche esteve inserida no âmbito da governação aberta, participativa e inclusiva ao distrito de Sussundenga.

Agnese explicou que a exportação da macadâmia é feita entre os meses de Março até Junho de cada ano, e o mercado está garantido.

“O produto é transportado para a África do Sul que, depois, leva até a Ásia e a Europa. A cada ano, a nossa produção aumenta e isso alegra-nos bastante, como investidores e produtores. Estamos a aumentar as áreas de produção em função da procura deste produto no mercado internacional”, disse.

Neste momento, a Macs In Moz tem um total de 850 trabalhadores, na sua maioria moçambicanos em regime permanente. Na época de colheita, o número incrementa para perto de 1.100 trabalhadores, com a contratação de mão-de-obra sazonal.

Noticias Relacionadas

Exportações de açúcar do Eswatini ameaçadas devido à instabilidade em Moçambique

A turbulência política e os protestos pós-eleitorais em Moçambique...

Aprovada a moeda comemorativa do 45.º aniversário do Metical

O Governo aprovou, esta terça-feira (10), o Decreto que...

CIP questiona estimativa da receita diária na fronteira de Ressano Garcia e aponta discrepâncias fiscais

Uma análise feita pelo Centro de Integridade Pública (CIP)...

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...