Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Moçambique reabilita fronteiras para facilitar comércio

A iniciativa é financiada pelo Banco Mundial, no valor de 230 milhões de dólares norte-americanos, em apoio a Moçambique e Malawi na melhoria da coordenação regional do comércio, através da redução dos custos e tempo das transacções, desenvolvimento de cadeias de valor regionais e melhoramento do acesso à infra-estrutura.

A informação foi avançada, quarta-feira (30), em Marracuene, pelo coordenador do projecto, Benjamin Kerchan, num seminário que discutiu o Fundo Catalítico como alavanca para a industrialização do Vale do Zambeze, no centro do país, no quadro da 58ª edição da Feira Internacional de Maputo(FACIM).

Neste contexto, o financiamento vai facilitar as ligações comerciais, combinando a modernização e o estabelecimento de postos fronteiriços de paragem única, investimento em tecnologias de informação e comunicação, melhoria de estradas, reformas relacionadas com o comércio e medidas de apoio à cadeia de valor.

Segundo Benjamin Kerchan, a iniciativa tem potencial para catapultar a integração regional e crescimento mais inclusivo.

Espera-se ainda que a iniciativa aumente a eficiência, reduza os custos comerciais e ajude Moçambique e Malawi a obterem benefícios líquidos estimados em mais de 900 milhões de dólares norte-americanos.

Explicou que a expectativa é que o programa contribua para baixar os custos de transporte e de logística de comércio e, desta forma, florescer o negócio e crescimento económico dos países envolvidos.

“O aumento da eficiência dos corredores de transporte reduzirá os custos de bens como combustíveis e fertilizantes que beneficiam, principalmente, pessoas necessitadas”, afiançou Kerchan.

Reforçou que a revitalização dos corredores tem potencial para transformar a trajectória económica de mais de 40 milhões de pessoas, através do aumento da produtividade, fiabilidade e aprimoramento de qualidade mediante uma abordagem integrada da cadeia de valor, trabalhando com os produtores utentes.

 

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...