Sexta-feira, Outubro 18, 2024
spot_img

Atritos levam à empresa aérea Mex a suspender operações  

De acordo com a companhia de bandeira moçambicana, a Mex opera três aeronaves do tipo Embraer 145 para vários destinos no País e na região, nomeadamente ao serviço da LAM, que enfrenta fortes dificuldades financeiras que, em Abril, levaram o Governo a colocá-la sob gestão da sul-africana Fly Modern Ark (FMA).

“Lamentamos informar que a direcção da Mex-Moçambique Expresso SA […] deliberou pela suspensão das operações com efeito a partir de 31 de Agosto de 2023”, lê-se numa carta assinada pelo director-geral, Faustino Massitela, dirigida à administração da LAM.

“A não canalização dos valores à Mex coloca a empresa em situação de falta de liquidez para honrar os seus compromissos com fornecedores, colocando a empresa em risco de fechar portas”, acrescenta o documento.

Segundo o Diário Económico, na mesma carta, a empresa afirma que “tem vindo a acumular dívidas com fornecedores, cuja participação nas operações da Mex é vital para a continuidade” da empresa, neste caso associadas a motores e manutenção, por parte da Rolls-Royce, Embraer e American General Supplies.

“É nossa opinião que a LAM e MEX, envolvendo a FMA, devem encontrar uma solução urgente para as situações aqui referidas. A não resolução destes assuntos colocam a Mex em situação de parar as operações a qualquer momento”, alertava, na mesma carta, o director-geral, algo que se concretizou em 31 de Agosto.

Uma das dívidas da Mex é à Embraer, de 1,1 milhões de dólares (cerca de 69,5 milhões de meticais), que a companhia reconhece, numa outra comunicação, enviada em 14 de Novembro à empresa brasileira, referente à aquisição da frota ERJ145.

Nessa carta, a Mex chegou a propor à Embraer pagar 50 por cento dessa dívida no início deste ano. Sem a resolução desta, a direcção da Mex reconhecia então que o diferendo “impede de receber ou solicitar qualquer serviço ou apoio técnico da Embraer”.

 

Entrevistas Relacionadas

MACHEL FIDUS e Fundação Vodacom Moçambique firmam acordo para promoção de digitalização nas escolas

A MACHEL FIDUS, representada por Malenga Machel, e a...

DStv anuncia direitos de transmissão das competições interclubes da CAF

A DStv adquiriu os direitos de transmissão de quatro...

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...

BdM fixa em 30 milhões de meticais capital social mínimo para fundo de garantias

O Banco de Moçambique estabeleceu o capital social mínimo...