Thursday, December 4, 2025
spot_img

“Existe um cartel na área da construção”, dizem os empreiteiros  

Segundo o presidente da federação, Bento Machaila, existe um “cartel na área da construção”, que cria privilégios para as empresas chinesas, deixando para trás as empresas moçambicanas.

“Os chineses estão a criar um cartel na área da construção, criam empresas cujos proprietários são os mesmos, definem os preços (dez empresas têm preços quase idênticos e isso é para influenciar a avaliação). Se a obra não vai para A, vai para B. Se não vai para B, vai para C. Estamos monitorando isso e o Estado não está vendo. Estão a ser dados empregos a empresas chinesas e muitas delas nem sequer têm licenças”, protestou Machaila.

“Como federação, pensamos que o Estado deveria abandonar isto porque a adjudicação directa de contratos está a ser abusada com argumentos que não são válidos. O que está a acontecer é que a adjudicação directa está a beneficiar uma camada muito pequena de empreiteiros”, afirmou.

Manifestou também preocupação com a dívida do Estado para com a comunidade empresarial, especialmente para com as pequenas e médias empresas.

Noticias Relacionadas

Moçambique: Banco Mundial vê oportunidades de negócio para investidores privados

O Banco Mundial reiterou, ontem, em Maputo, que Moçambique...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique vai receber encontro sino-lusófono de empresários

O Governo de Macau disse ontem que a edição...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...