Monday, March 30, 2026
spot_img

Moçambique vai à COP 28 com foco na transição energética

Segundo a ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibasse no evento será apresentado, igualmente, o plano de operacionalização da declaração de Maputo sobre a conservação da Floresta de Miombo e do Grande Zambeze.

A Declaração de Maputo Sobre o Miombo, assumida por dez países da região austral de África, é um instrumento de cooperação regional que visa acelerar a busca de recursos para a regeneração do ecossistema florestal a nível da bacia hidrográfica do Zambeze, Rio Congo e seus afluentes, bem como colocar o Miombo na agenda das discussões globais sobre o ambiente.

Maibaze falava no âmbito da apresentação dos passos que seguem à Declaração do Nairóbi adoptada na Cimeira Africana do Clima, realizada no Quénia, semana passada.

“Os países africanos devem se candidatar para acolherem as próximas reuniões desta cimeira africana do clima, que surgem basicamente como uma forma de o continente africano se juntar e fazer ouvir a sua voz com relação aos problemas climáticos que o continente tem sofrido”, anotou a ministra.

A COP28 será a primeira avaliação formal do progresso dos países em relação ao objectivo do Acordo de Paris de limitar as alterações climáticas a 1,5 Celsius de aquecimento. As actuais políticas e promessas dos países não permitem atingir esse objectivo.

A COP28 será realizada entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro do ano em curso na Expo City Dubai, EAU.

Noticias Relacionadas

Technip Energies ganha contrato relevante para segundo FLNG em Moçambique

Projecto replica modelo do Coral Sul com maior capacidade...

Champions League regressa com jogos dos oitavos-de-final

A UEFA Champions League regressa esta semana com o...

Apresentados em Maputo resultados do apoio ao sector cultural nos PALOP e Timor-Leste

PROCULTURA fecha ciclo de sete anos com os olhos...

Mozambique Media Compass: Conheça o mapa real das audiências antes de planear a sua próxima campanha

O Mozambique Media Compass, lançado esta quinta-feira no Hotel...