google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Novo pacto do MCC privilegia projectos na Zambézia

Na notificação enviada ao Congresso norte-americano pela MCC a 16 de Agosto, sublinha-se que aquela província “altamente empobrecida” do centro de Moçambique fica a 1.000 milhas (1.600 quilómetros) do epicentro do conflito em Cabo Delgado, a província do norte afetada nos últimos seis anos por ataques terroristas, e que será a área alvo” deste investimento.

O MCC, uma agência de apoio externo financiada pelo governo dos Estados Unidos e que concede subsídios por um período fixo aos países em desenvolvimento, prevê assinar o acordo para este financiamento a 21 de setembro, na presença do Presidente moçambicano Filipe Nyusi.

O conselho de administração da Millennium Challenge Corporation anunciou este pacto de financiamento, denominado Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique, o segundo desde 2007, em Junho passado, desta vez centrado na melhoria das redes de transportes nas zonas rurais.

O pacto também está focado no incentivo à agricultura comercial através de reformas políticas e fiscais e na melhoria dos meios de subsistência costeiros através de iniciativas de resiliência climática.

O financiamento total para os projectos já identificados pela MCC será de 500 milhões de dólares, com os desembolsos a iniciarem-se no ano fiscal de 2023, a que acresce a contribuição do Governo moçambicano de 37,5 milhões de dólares (35 milhões de euros).

A informação enviada pelo MCC aos membros do Congresso destaca o projeto da nova ponte sobre o rio Licungo e a construção da variante de Mocuba como a principal prioridade para os transportes na Zambézia.

O financiamento do MCC permitirá a construção de “uma nova ponte de grande envergadura e de alto nível”, que substituirá a actual travessia, já com quase 80 anos, desviando o tráfego da cidade de Mocuba para um novo local através de uma variante de 16 quilómetros.

No total, a MCC atribui 310,5 milhões de dólares a projectos de Transportes Rurais e Conectividade (CTR), incluindo a ponte sobre o rio Licungo e a construção da variante de Mocuba, um projecto avaliado em 201 milhões de dólares. Quase 83,5 milhões de dólares destinam-se à construção de estradas rurais e 11 milhões de dólares à manutenção de estradas, entre outros.

Leia: https://profile.co.mz/mocambique-volta-a-receber-apoio-do-millennium-challenge-corporation/

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...