Sexta-feira, Maio 9, 2025
spot_img

País atinge pico de 100 megawatts de geração de energia eléctrica

Filipe Nyusi garantiu que com aquelas fontes de energias renováveis, Moçambique está a passos largos na geração de energias ambientalmente aceitáveis.

Falando na cidade de Cuamba, na inauguração da central eléctrica de Tetereane, Nyusi explicou que para colmatar o défice, o país lançou o programa de leilão de energias renováveis, PROLER, com o intuito de reforçar e diversificar a capacidade de geração de energia eléctrica.

O objectivo é de concretizar o plasmado no Programa Quinquenal, de gerar 600 megawatts de energia, que ao mesmo alarga o uso de fontes renováveis, prevendo tarifas sustentáveis para a Electricidade de Moçambique, EDM, como tomador da energia.

O embaixador da Noruega em Moçambique disse que o país está na linha de frente no uso de energias renováveis, ao nível da região austral de África.

“A inauguração da Central solar de Cuamba é prelúdio de uma era de acesso global a energias limpas e a sistemas transformadas de energia. As nossas nações estão comprometidas em maximizar o seu potencial energético para servir o futuro. A Noruega está determinada em continuar a sua parceria com Moçambique”- disse o Embaixador da Noruega em Moçambique.

A governadora do Niassa, Judite Massangele, é expectante quanto a contribuição da central eléctrica de Tetereane na economia do distrito, da província e do país, em geral.

A construção da central eléctrica de Tetereane, em Cuamba, custou 36 milhões e 200 mil dólares e vai elevar a capacidade de fornecimento de energia às províncias do Niassa, Nampula e Cabo Delgado

Noticias Relacionadas

Plano “Energia para Todos” requer investimento de 2,3 mil milhões USD até 2030

O Governo moçambicano, através do Ministério dos Recursos Minerais...

Dólar recupera após dois dias de queda e mercados reagem a dados sólidos dos EUA

Melhoria no sector dos serviços nos Estados Unidos e...

Moçambique e Brasil com potencial para liderar transição energética na CPLP

A presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER),...

Governo quer atrair mais de 5 milhões de dólares em investimento para energia limpa

O Governo está a preparar uma carteira de projectos...