Thursday, December 4, 2025
spot_img

País atinge pico de 100 megawatts de geração de energia eléctrica

Filipe Nyusi garantiu que com aquelas fontes de energias renováveis, Moçambique está a passos largos na geração de energias ambientalmente aceitáveis.

Falando na cidade de Cuamba, na inauguração da central eléctrica de Tetereane, Nyusi explicou que para colmatar o défice, o país lançou o programa de leilão de energias renováveis, PROLER, com o intuito de reforçar e diversificar a capacidade de geração de energia eléctrica.

O objectivo é de concretizar o plasmado no Programa Quinquenal, de gerar 600 megawatts de energia, que ao mesmo alarga o uso de fontes renováveis, prevendo tarifas sustentáveis para a Electricidade de Moçambique, EDM, como tomador da energia.

O embaixador da Noruega em Moçambique disse que o país está na linha de frente no uso de energias renováveis, ao nível da região austral de África.

“A inauguração da Central solar de Cuamba é prelúdio de uma era de acesso global a energias limpas e a sistemas transformadas de energia. As nossas nações estão comprometidas em maximizar o seu potencial energético para servir o futuro. A Noruega está determinada em continuar a sua parceria com Moçambique”- disse o Embaixador da Noruega em Moçambique.

A governadora do Niassa, Judite Massangele, é expectante quanto a contribuição da central eléctrica de Tetereane na economia do distrito, da província e do país, em geral.

A construção da central eléctrica de Tetereane, em Cuamba, custou 36 milhões e 200 mil dólares e vai elevar a capacidade de fornecimento de energia às províncias do Niassa, Nampula e Cabo Delgado

Noticias Relacionadas

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique prepara-se para inaugurar primeira fábrica nacional de gás de cozinha

O anúncio da inauguração da primeira fábrica nacional de processamento...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...

INE Regista aumento de 0,47% nos preços em Outubro

O país voltou a registar uma aceleração dos preços...