Segundo o Estadista, Moçambique pretende, também, buscar experiência daquele país vizinho, na produção do trigo. Nyusi, que se reuniu com Emmerson Mnangagwa, à margem da semana de alto nível da ONU, manifestou o desejo contínuo do governo em cooperar com o Zimbabwe, em diversos domínios.
Por seu turno, o Presidente do Zimbabwe, reiterou o apoio do seu país, como membro da SAMIM, no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
Emmerson Mnangagwa salientou que, na sua opinião, os dois países têm desafios comuns e os dois estadistas assumiram que vão apoiar um ao outro, para ultrapassar tais aspectos.
O encontro entre Nyusi e Mnangagwa acontece após a tomada de posse do presidente zimbabweano, reeleito recentemente, para um segundo mandato.
Até o ano passado, Moçambique consumia anualmente um total de 370 mil toneladas de trigo. Em 2019, o trigo fazia parte dos seis principais produtos agrícolas importados para o país, seguido de óleo de palma, açúcar e milho.
A pretensão de Moçambique, reiterado pelo Presidente da República junto de Mnangagwa, em Nova Yorque, poderá ser o culminar de um dos motes discutidos entre os dois Estadistas aquando da visita de Nyusi a Zimbabwe em Maio passado.
O desejo de Moçambique consiste, para além de importar o produto, relançar a produção do trigo, inspirando-se nas experiência do Zimbabwe na produção deste commodity.



