Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

“Maragra” vai reerguer-se com novos investidores

Mas a Ilovo decidiu retirar-se. A decisão vem na sequência do prejuízo de 3,6 mil milhões de meticais (56 milhões de dólares, à taxa de câmbio atual) sofrido pela Maragra devido às inundações de fevereiro passado. Foi noticiado que Maragra necessitaria de um novo investimento de cerca de 100 milhões de dólares para recuperar totalmente dos danos.

“A informação que temos é que há novos proprietários que vão tomar conta da empresa num futuro próximo. Os antigos proprietários decidiram não continuar com o negócio do açúcar”, garntiu Moreno, mesmo sem indicar o nome dos novos proprietários da Maragra.

O governante disse que o relatório sobre a operação de transferência foi recentemente partilhado com o governo como uma mera comunicação, uma vez que o executivo não intervém nas negociações sobre a transferência de propriedade de uma empresa privada.

Entretanto, segundo Moreno, o governo facilitou a transação entre os antigos e os actuais investidores, na esperança de que a plantação de cana-de-açúcar esteja em condições saudáveis a tempo da próxima época agrícola.

Segundo Moreno, estão a ser ultimados os últimos pormenores da negociação entre as partes envolvidas, o que permitirá retomar a produção nos primeiros meses do próximo ano.

 

 

Entrevistas Relacionadas

Lançado fundo de 11,5 milhões de dólares para PME de alimentos nutritivos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Aliança...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...