Quarta-feira, Maio 15, 2024
spot_img

TotalEnergies vai reiniciar o projecto de GNL ainda este ano

De acordo com a agência financeira Bloomberg, Patrick Pouyanne disse aos analistas considerar que a situação de insegurança que levou à suspensão dos trabalhos em 2021 “melhorou claramente”, permitindo retomar as obras na província de Cabo Delgado ainda este ano.

Com o novo calendário agora em cima da mesa, o início da produção de gás do projeto de 20 mil milhões de dólares poderá ocorrer em 2028 e dá um novo impulso ao aumento dos juros da dívida de 900 mil milhões de dólares, cujos juros vão subir de 5% para 9% a partir de Março do próximo ano.

“O recomeço dos projectos de gás natural liquefeito (GNL) é crucial para as obrigações”, comenta o diretor de investimentos da Capitulum Asset Management, Lutz Roehmeyer, um gestor de fundos de Berlim.

“Sem a retoma da construção, uma nova reestruturação da dívida só poderá ser evitada se os mercados de capitais se abrirem novamente a África”, acrescentou o gestor de investimentos.

A notícia da retoma da construção surge uma semana depois de a agência de informação financeira Moody’s ter baixado a perspectiva da economia de positiva para estável, mantendo a notação oito níveis abaixo do grau de investimento.

Mesmo com um programa de apoio financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), as finanças moçambicanas continuam sob pressão, com atrasos no pagamento da dívida interna e dificuldades no pagamento dos funcionários públicos.

Os chamados “tuna bonds”, originalmente emitidos pela Ematum, foram convertidos em dívida pública em 2019, na sequência do escândalo das dívidas ocultas, quando se descobriu que os empréstimos foram avalizados pelo Estado, mas não foram divulgados a nenhuma entidade pública ou internacional.

Entrevistas Relacionadas

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

Delegação Japonesa avalia impacto ambiental e social do Projecto Mphanda Nkuwa

O Governo do Japão, por meio da Agência Japonesa...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...