Wednesday, December 3, 2025
spot_img

Volume de reservas bancárias cresceu em mais de 250 por cento no 1º semestre   

As reservas obrigatórias dos bancos comerciais foram fixadas pelo Banco de Moçambique no início de Janeiro passado em 10,5 por cento dos depósitos em meticais e 11 por cento dos depósitos em moeda estrangeira, que na altura, totalizavam 62.616 milhões de meticais.

Mas o Banco de Moçambique aumentou este coeficiente duas vezes nos primeiros seis meses do ano, com o argumento de que era necessário “absorver a liquidez excessiva no sistema bancário, com potencial para gerar pressões inflacionistas”.

O último destes aumentos ocorreu no mês de Junho passado, atingindo um máximo de 39 por cento dos depósitos em moeda nacional e 39,5 por cento no caso da moeda estrangeira.

No mês seguinte, segundo dados oficiais consultados esta terça-feira pela Lusa, estas reservas bancárias ascenderam a 236.395 milhões de meticais, um aumento de 277% no espaço de seis meses.

Em Junho, após a segunda subida destes coeficientes, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) comentou que a decisão tornava ainda mais caro o financiamento bancário, essencial numa economia de Pequenas e Médias Empresas (PME’s), que, consequentemente, enfrentariam mais dificuldades.

Noticias Relacionadas

Moçambique: Banco Mundial vê oportunidades de negócio para investidores privados

O Banco Mundial reiterou, ontem, em Maputo, que Moçambique...

Desporto, Cultura e Turismo brilham na 2.ª edição do Beach Polo Mozambique

A 2.ª Edição do Beach Polo Mozambique consolidou-se este...

Moçambique vai receber encontro sino-lusófono de empresários

O Governo de Macau disse ontem que a edição...

Receitas Fiscais: HCB lidera ranking nacional de contribuintes em duas categorias fiscais

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) foi distinguida pela...