Sexta-feira, Maio 9, 2025
spot_img

Índia reitera desejo da TotalEnergies retomar o projecto de GNL em Cabo Delgado 

Puri teve o encontro com o gestor da petrolífera francesa em Abu Dhabi, onde participava de uma conferência da indústria de oil&gas, na semana passada.

A TotalEnergies detém uma participação de 26,5 por cento no projecto de 20 mil milhões de dólares designado Mozambique LNG, interrompido em 2021 por força maior, depois de um ataque armado no distrito de Palma, onde está implantada a estrutura das operações da Gás Natural Liquefeito (GNL).

A Índia comparticipa do Projecto através das empresas ONGC Videsh (ONVI.NS), Bharat Petroleum (BPCL.NS) e Oil India Ltd (OILI.NS). Os outros accionistas da Mozambique LNG são a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), a Mitsui & Co do Japão, a PTTEP da Tailândia.

No mesmo encontro, Puri convidou à TotalEnergies (TTEF.PA), o maior grupo petrolífero francês, a apresentar uma proposta de direitos de exploração de petróleo no país, numa altura em que o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo procura reduzir a sua dependência de importações onerosas.

De acordo com a Reuetrs, a Índia compra ao estrangeiro mais de 84 por cento do petróleo de que necessita e está a tentar desenvolver rapidamente as suas reservas de hidrocarbonetos para reduzir a dependência das importações.

Noticias Relacionadas

Plano “Energia para Todos” requer investimento de 2,3 mil milhões USD até 2030

O Governo moçambicano, através do Ministério dos Recursos Minerais...

Dólar recupera após dois dias de queda e mercados reagem a dados sólidos dos EUA

Melhoria no sector dos serviços nos Estados Unidos e...

Moçambique e Brasil com potencial para liderar transição energética na CPLP

A presidente da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER),...

Governo quer atrair mais de 5 milhões de dólares em investimento para energia limpa

O Governo está a preparar uma carteira de projectos...