Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Transição energética entre os temas das reuniões anuais de Banco Mundial e FMI

A transição energética para a redução de emissões de carbono na natureza é um dos assuntos de relevo que vão dominar as reuniões anuais de alto nível do Banco Mundial e Fundo Monetário Inetrnacional (FMI), que decorrem em Marrakesh, capital do Reino de Marrocos.

Moçambique está presente nestes encontros e a delegação moçambicana é chefiada por Rogério Lucas Zandamela, governador do Banco Central e Coadjuvado por Amílcar Paia Tivane, Vice-Ministro da Economia e Finanças.

Segundo uma nota do Ministério de Economia e Finanças (MEF), as reuniões anuais do GBM e do FMI juntam ministros das Finanças e do Desenvolvimento, governadores de Bancos Centrais, organizações internacionais, executivos do eector privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos.

As cúpulas visam discutir assuntos relacionados com financiamento concessional, bem como as opções para fazer face às vulnerabilidades crescentes da dívida e o seu processo de reestruturação.

Moçambique participará de diferentes encontros com destaque para as reuniões estatutárias incluindo a constituência Africana no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional, da plenária das reuniões anuais, a palestra de alto nível sobre desenvolvimento de capacidades para o empoderamento económico de África no meio de choques compostos.

Igualmente, participará da reunião dos Ministros das Finanças e dos governadores dos Bancos Centrais da Commonwealth, incluindo encontros bilaterais com destaque para Departamento Africano do FMI.

Rogério Zandamela, Governador do Banco de Moçambique, participará ainda como Orador na Mesa Redonda sobre Insustentabilidade da Dívida Soberana no Sul Global.

À margem das Reuniões Plenárias, o Vice-Ministro da Economia e Finanças estará presente do seminário sobre Minerais Críticos para Transição Energética com vista a partilhar a visão do país para a sua exploração e aproveitamento dos recursos minerais, para o benefício do povo moçambicano.

Para o presente ano, o tema central das Reuniões Anuais é “Acção Global, Impacto Global”, em tornos das incertezas quanto aos compromissos da comunidade doadora internacional para financiamento das actividades e iniciativas das agendas globais de desenvolvimento.

Entrevistas Relacionadas

EDM revela crescimento de 9% na exportação de energia em 2023 para países vizinhos

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) divulgou que...

A transição energética representa uma grande oportunidade para Moçambique

Falando na Conferência de Energia e Mineração de Moçambique...

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...