google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Julho 1, 2025
spot_img

Mina de Monte Muambe viável para o início de operações, diz um estudo

A Altona Rare Earths, mineradora britânica que vai operar no Monte Muambe, na província de Tete, espera obter uma produção de 15 mil toneladas por ano, em média, de carbonato misto de terras raras, a um preço médio de 13 558,4 dólares por tonelada.

A informação consta do relatório sobre um estudo de viablidade desenvolvido no âmbito do seu Projecto de terras raras de Monte Muambe, naquela região do país.

O Estudo de Definição de Âmbito de Monte Muambe tem em consideração a extração a céu aberto dos alvos 1 e 4, durante um período de 18 anos.

Prevê-se que 750 mil toneladas de minério por ano sejam extraídas e processadas através de uma instalação para produzir um concentrado de terras raras.

O processo incluirá trituração, moagem e flotação. O concentrado será então processado através de uma instalação hidrometalúrgica para produzir uma média de 15 mil toneladas de carbonato misto de terras raras por ano.

Envolverá uma lixiviação de ganga com ácido fraco, seguida de lixiviação e purificação de terras raras.

O produto  será embalado e transportado através das infra-estruturas rodoviárias existentes para o Porto da Beira, em Moçambique, para exportação.

A publicação do Estudo  marca o fim da Fase 2 do Acordo de Farm-Out do Projecto e confere à Altona o direito a uma participação adicional de 31 por cento da Monte Muambe Mining Limitada, a sociedade de propósito específico do Projecto, elevando a sua participação total atual para 51%.

Noticias Relacionadas

Cimeira Empresarial EUA–África: MozParks apresenta-se no painel “Investir em Moçambique” 

 A MozParks participou esta semana no painel “Investir em...

Grupo sul-africano Vision Sugar compra açucareiras de Xinavane e Mafambisse

A Vision Sugar, uma empresa agro-industrial de capital maioritariamente...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Moamba atrai novo investimento industrial internacional

O distrito da Moamba, na província de Maputo, prepara-se...