Thursday, September 19, 2024
spot_img

Investidores chineses planeiam expansão do Porto da Beira

Um grupo de investidores chines pretende construir dois novos terminais no porto da beira, na provincía de Sofala, para aumentar a capacidade de manuseamento de mercadorias.

Trata-se de uma multinacional líder do mercado africano de construção de infra-estruturas que, numa primeira fase, pretende construir dois terminais – cais 11 e 13 .

O grupo está também interessado em edificar um parque industrial no distrito de Dondo, província de Sofala, para servir os países do hinterland, para além de um porto seco na fronteira de Machipanda, em Manica.

Segundo o jornal notícias, os investidores já estiveram em Sofala e constataram que a actual capacidade do porto do Beira está pressionada, devido ao fluxo de mercadorias que atravessa por aquela infra-estrutura.

Este domingo (22), o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, no penúltimo dia da sua visita à China, manteve um encontro com estes investidores onde ouviu do presidente do grupo, Xiang Guangda, um pedido para que se acelere na análise do projecto.

Sobre o assunto, o governante moçambicano garantiu que as instituições ligadas ao investimento, sobretudo a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) estão a trabalhar nos dossiers para que o processo seja célere.

Entrevistas Relacionadas

Cimentos de Moçambique invests 60 million dollars to double production in Sofala

Cimentos de Moçambique (CM) has announced an investment of...

Nyusi reaffirms support for Beijing and considers the reintegration of Macau and Hong Kong a success

The President of the Republic of Mozambique, Filipe Nyusi,...

Mozambique stands out in the growth of foreign exchange reserves in Africa

Mozambique is among the ten African countries with the...

Tobacco production down to 3.1 million dollars in the first half of the year

Tobacco industry production in Mozambique fell in the first...