Sunday, February 23, 2025
spot_img

Investidores chineses planeiam expansão do Porto da Beira

Um grupo de investidores chines pretende construir dois novos terminais no porto da beira, na provincía de Sofala, para aumentar a capacidade de manuseamento de mercadorias.

Trata-se de uma multinacional líder do mercado africano de construção de infra-estruturas que, numa primeira fase, pretende construir dois terminais – cais 11 e 13 .

O grupo está também interessado em edificar um parque industrial no distrito de Dondo, província de Sofala, para servir os países do hinterland, para além de um porto seco na fronteira de Machipanda, em Manica.

Segundo o jornal notícias, os investidores já estiveram em Sofala e constataram que a actual capacidade do porto do Beira está pressionada, devido ao fluxo de mercadorias que atravessa por aquela infra-estrutura.

Este domingo (22), o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, no penúltimo dia da sua visita à China, manteve um encontro com estes investidores onde ouviu do presidente do grupo, Xiang Guangda, um pedido para que se acelere na análise do projecto.

Sobre o assunto, o governante moçambicano garantiu que as instituições ligadas ao investimento, sobretudo a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) estão a trabalhar nos dossiers para que o processo seja célere.

Noticias Relacionadas

Administrative Court analyzes the implementation of the Court of Auditors

The Administrative Court (TA) is in the final stages...

Analysis of the Factors Shaping Markets and Business in Mozambique Over the Last 60 Days

The global economic outlook for 2024 and 2025 continues...

Inflation in Mozambique May Reach 5.4% in 2025

Oxford Economics, a UK-based consultancy, predicts that inflation in...

Old and new winds in Mozambique’s economy

Very recently, the International Monetary Fund (IMF) wrote about...