Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Desafio global na produção de grafite em flocos

A Tirupati, uma das poucas produtoras de grafite fora da China, destaca a crescente dependência global da China na oferta de minerais essenciais para a transição energética, como a grafite em flocos, crucial para as baterias de iões de lítio.

A empresa prevê um desequilíbrio entre a procura e a oferta de grafite até 2025, com uma procura contínua superando o crescimento da produção, especialmente à medida que a indústria automotiva aumenta a produção de veículos elétricos.

Este cenário, aliado às restrições às exportações da China, pode impactar positivamente os preços da grafite, que têm estado em declínio desde o início do ano.

A Tirupati atualmente extrai grafite natural de suas minas em Madagáscar, com planos de expandir sua produção.

A empresa tem ambições de se tornar um importante fornecedor global, visando abastecer aproximadamente 8% da demanda global até 2030, a partir de seus projetos em Madagáscar e em desenvolvimento em Moçambique.

A situação na China tem um papel crucial na estratégia da Tirupati. As anunciadas restrições à exportação de grafite e seu impacto nas cadeias de abastecimento de baterias de veículos elétricos podem influenciar significativamente o desenvolvimento da empresa.

Moçambique e Madagáscar, como principais produtores de grafite fora da China, representam aproximadamente 15% da produção global atual.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...