google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

TotalEnergies decide em 2024 investimento ao terminal de gás natural na Matola

A TotalEnergies espera tomar uma Decisão Final de Investimento (FID, sigla em inglês) num novo Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto da Matola, até setembro do próximo ano, segundo informou um porta-voz da petrolífera, na Quarta-feira.

O terminal da Matola poderá tornar-se o primeiro grande fornecedor de GNL para a África do Sul, numa altura em que o governo procura expandir significativamente o mercado do gás natural.

De acordo com a Reuters, a TotalEnergies está a estabelecer uma parceria com a empresa privada sul-africana Gigajoule e com entidades moçambicanas para desenvolver o terminal, com um custo estimado de 550 milhões de dólares.

O terminal de GNL receberá carregamentos de gás para uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação permanentemente atracada no Porto da Matola, perto da capital moçambicana, Maputo, embora os atrasos na finalização dos acordos de compra de gás tenham feito com que o seu desenvolvimento fosse adiado.

“A Matola LNG visa fornecer principalmente energia à África do Sul, que enfrenta graves problemas energéticos com cortes recorrentes de energia e cuja atual produção de energia provém de centrais eléctricas a carvão”, afirmou a fonte

Moçambique fornece a maior parte do gás sul-africano destinado aos utilizadores industriais através do gasoduto Rompco.

O Terminal de Gás Natural da Matola faz parte de um projecto mais vasto que o liga a uma central eléctrica a gás de ciclo combinado com capacidade para até 2 mil megawatts e é visto como um facilitador vital para expandir as exportações de energia na região da África Austral.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Três países lusófonos na nova lista de restrições dos EUA

A Administração de Donald Trump lançou uma nova lista...

Preços de bens e serviços aumentaram 4% em Maio passado

Tomando como referência os dados recolhidos em Maio findo,...